Ramón Forcada defendeu no podcast Duralavita, citado pelo Motosan, uma mudança radical nos sistemas de regulação de altura após os problemas recorrentes que têm afectado várias equipas, especialmente a Yamaha.

O antigo chefe mecânico espanhol foi directo na sua análise sobre os problemas técnicos que têm persistido nas motos de MotoGP, defendendo que a origem está no próprio conceito dos sistemas utilizados. A sua experiência na categoria permite-lhe identificar padrões que se repetem e que indicam falhas estruturais.

Quando questionado sobre a natureza dos problemas com os sistemas de regulação de altura, Forcada foi categórico: ‘Normalmente, quando tens problemas destes que se repetem, não são problemas mecânicos, são problemas de design, são problemas do sistema. Então o que tens de fazer é redesenhar.’

O técnico espanhol explicou ainda como estes sistemas evoluíram ao longo do tempo, tornando-se progressivamente mais complexos. Segundo Forcada, esta evolução foi influenciada principalmente pelo trabalho desenvolvido pela Ducati e pelo seu director técnico Gigi Dall’Igna, criando um padrão que outras marcas tentam seguir.

A complexidade crescente destes sistemas tem afectado particularmente as marcas japonesas, como explicou o antigo responsável da Yamaha: ‘O que acontece é que os japoneses, sobretudo Yamaha, Honda, conheço-o menos, devem ir pela linha. Custa-lhes seguir o ritmo de Gigi.’

A solução proposta por Forcada é radical mas pragmática: uma revisão completa dos sistemas actuais, eliminando a complexidade excessiva que tem causado tantos problemas de fiabilidade nas competições.