Há exatamente 75 anos, a 13 de maio de 1950, o icónico circuito de Silverstone, em Inglaterra, acolhia o início do primeiro Campeonato Mundial de Fórmula 1 da história, marcando o nascimento da principal categoria do automobilismo mundial.

No total, 22 pilotos de sete equipas competiram no Grande Prémio da Grã-Bretanha - também chamado de Grande Prémio da Europa - que contou com cerca de 120.000 espectadores e com a presença da Família Real britânica.

A presença da futura Rainha Isabel II, juntamente com o pai, o Rei Jorge VI, e a mãe, a Rainha Isabel foi um momento único, o que tornou o evento como sendo de grande importância histórica tanto para a monarquia como para o desporto motorizado.

Além disso, foi a única vez em que um monarca britânico assistiu a uma corrida de Fórmula 1 ao vivo no circuito de Silverstone.

Alfa Romeo fez história em Silverstone

Para assinalar a data, a Fórmula 1 divulgou imagens inéditas a cores do Grande Prémio da Grã-Bretanha.

A Alfa Romeo, que competiu com quatro carros em pista, foi a grande vencedora do Grande Prémio da Grã-Bretanha que contou com 70 voltas. O piloto italiano Giuseppe 'Nino' Farina conquistou a pole position pela equipa, à frente de Luigi Fagioli e Juan Manuel Fangio, que viria a conquistar o Campeonato Mundial e Fórmula 1 por cinco vezes.

Embora tenha sido Fangio a assumir a liderança durante a corrida, foi Farina quem venceu, depois do piloto argentino ter sido forçado a retirar-se devido a um tubo de óleo partido.

Desde a sua estreia em 1950 até ao Grande Prémio de Miami deste, a Fórmula 1 realizou 1.120 Grandes Prémios, em 77 circuitos diferentes, em 34 países ecom 34 pilotos a sagrarem-se campeões mundiais.