
A Seleção Nacional de sub-19 derrotou esta quarta-feira Israel, por 83-80, e garantiu um histórico apuramento para os quartos de final do Mundial feminino do escalão, que decorre na República Checa. Trata-se do maior feito de sempre do basquetebol português em termos de seleções, pois nunca antes uma equipa lusa chegou tão longe numa prova desta importância.
Portugal, que terminou o Grupo B em segundo, atrás do Canadá, defrontou as terceiras classificadas no Grupo A num jogo em que as comandadas de Agostinho Pinto começaram a impor a sua mais valia a partir do terceiro período, tendo chegado a ter uma vantagem de 11 pontos no último.
Destaque para a atuação de Carla Silva, que somou uns impressionantes 37 pontos (15/20 em lançamentos de campo e 15/20 da linha de lance livre), aos quais acrescentou 10 ressaltos, 2 assistências, 2 desarmes de lançamento e 1 roubo de bola.
A poste foi bem secundada por Ema Karim, com 18 pontos, 6 ressaltos, 3 assistências e 1 roubo de bola.
Nos quartos de final Portugal vai medir forças com a Espanha, numa partida que terá lugar na próxima sexta-feira, em Brno.