O Sporting enfrenta um Benfica com vários jogadores em destaque e estatísticas que merecem atenção especial. Rui Borges e a sua equipa técnica já analisaram minuciosamente o adversário, mas há dados concretos que ajudam a perceber quem são os elementos mais influentes dos encarnados e de que forma podem desequilibrar o jogo.

Não é a descoberta do fogo, como se verá a seguir, mas eis os mais perigosos jogadores do Benfica: Kokçu (cuidado com os remates, sobretudo de fora da área, com os múltiplos cruzamentos e com os passes de longa distância), Pavlidis (remates e golos), Carreras (cruza muito, faz muita falta, faz muitos passes e vê muitas vezes o cartão amarelo), Otamendi (passes longos e eficazes), Akturkoglu (remates e assistências) e, claro, Di María (assistências, remates, cruzamentos, penáltis).

Já sabemos que Vangelis Pavlidis é o jogador do Benfica com mais golos na Liga: 18. Kerem Akturkoglu é o segundo, com 10 golos. O terceiro é Di María, com 8. E quem são os jogadores que mais colocaram, até agora, a bola à disposição de quem fez os golos, os chamados assistentes? Akturkoglu é o líder com 9 assistências, seguido por Orkun Kokçu com 7 e Pavlidis com 6.

Eis os melhores assistentes do SLB

Akturkoglu       9

Kokçu  7

Pavlidis             6

Aursnes             5

Di María            4

Dahl     4

O Benfica teve 12 penáltis a seu favor nesta Liga. Falhou um, por Arthur Cabral. A maioria dessa dúzia de remates dos 11 metros teve a impressão digital de Di María e um outro foi da autoria de um jogador que já nem está no plantel: Marcos Leonardo.

Eis os marcadores de g.p. do SLB

Di María            5

Pavlidis             3

Kokçu  2

M. Leonardo   1

Vinte e três jogadores do Benfica já viram cartões amarelos na Liga. Carreras é o recordista com nove, seguido por Kokçu e Florentino Luís com seis. Samuel Dahl, Andreas Schjelderup, Bruma e Andrea Belotti são, entre os mais utilizados, aqueles que nunca viram o cartão mais suave. Nenhum árbitro mostrou, até agora, qualquer cartão vermelho a jogadores das águias.

Eis os amarelos do SLB

Carreras           9

Kokçu  6

Florentino       6

Di María          5

L. Barreiro       5

Vinte e sete jogadores do Benfica constam de uma das mais importantes estatísticas do futebol: remates. Na Liga, tirando os guarda-redes, só Renato Sanches, Nuno Félix, João Rêgo, Issa Kaboré, Adrian Bajrami e Diogo Prioste nunca remataram. O rei, claro, é Pavlidis, com 74. Otamendi é o defesa mais rematador: 19.

Eis os mais rematadores do SLB

Pavlidis             74

Akturkoglu       62

Kokçu  55

Di María           55

Amdouni          42

Se rematar é importante, fazê-lo de forma enquadrada é ainda mais. Nada menos de 25 dos 27 rematadores do Benfica fizeram-no à baliza. Só Morato (2x) e Leandro Santos (1x) não o conseguiram. Pavlidis, claro, foi quem mais teve remates enquadrados: 32.

Quem mais rematou de forma enquadrada no SLB

Pavlidis             32

Akturkoglu        28

Kokçu  22

Amdouni          16

Belotti 14

E quem teve melhores percentagens de remates/remates enquadrados? A maioria dos que remataram menos, claro. Nenhum é avançado. Belloti (58,3), Akturkoglu (45,2), Pavlidis (43,2) e Kokçu (40) têm boas percentagens entre os que mais rematam.

Melhor % de remates enquadrados no SLB

Manu   100

T. Araújo           66,7

J. Mário             66,7

L. Barreiro         60

Ainda no capítulo dos remates, quais as distâncias a que os jogadores do Benfica o fazem? O rei da longa distância é Kokçu, que remata, em média, a 25,8 metros de distância da baliza adversária. António Silva é quem o tem feito de mais perto: 7,6 metros. No topo da lista aparecem dois jogadores que já não representam o Benfica.

Maiores distâncias a que rematam no SLB

João Mário       27,9

Kokçu  25,8

Di María            22,1

Prestianni          21

M. Leonardo    20,9

Aursnes             20,6

Quem remata de mais perto no SLB

A. Silva                             7,6

T. Araújo                           9

Morato                              9,8

Otamendi                       10.2

L. Barreiro                       11,9

Estatística menos importante será o número de passes, pois quem mais o faz são, em regra, os defesas-centrais, sendo laterais a maioria deles.

Quem tem mais passes no SLB

Carreras           1946

Otamendi        1891

Kokçu  1873

T. Araújo          1513

A. Silva             1264

Quem tem mais passes certos no SLB

Otamendi        1688

Carreras           1581

Kokçu  1539

T. Araújo          1293

A. Silva             1113

Entre os jogadores com melhores percentagens de passes certos aparecem alguns que pouco jogaram. Vejamos quem.

Melhores % de passes certos no SLB

Morato               90,5

Prioste                90

Otamendi        89,3

N. Félix               88,9

A. Silva               88,1

Os passes longos (30 metros ou mais) serão, decerto, os mais importantes. Kokçu e Otamendi são os reis, ambos com mais de 200 ao longo desta Liga.

Mais passes longos no SLB

Kokçu  218

Otamendi         204

A. Silva             151

Carreras           144

Trubin  143

Tirando Morato, Belotti, Prioste e Nuno Félix, que tentaram pouco, Florentino Luís é quem tem mais elevada percentagem de passes longos completados. Tentou 124, acertou 99.

% de passes longos completados no SLB

Florentino        79,8

Otamendi        73,6

Rollheiser        72,7

R. Sanches      72,4

A. Silva            71,2

Por vezes, é preciso fazer faltas para travar adversários. Defesas e médios mais recuados são, obviamente, os mais expostos. Carreras é quem mais faltas cometeu na Liga.

Os mais faltosos no SLB

Carreras           38

Florentino        34

Kokçu  30

L. Barreiro       28

A. Silva             26

Quando não se pode entrar com a bola pela área adversária, sempre se pode cruzar. Dois turcos estão entre as águias que mais o têm feito.

Quem mais cruza no SLB

Kokçu  131

Di María            122

Carreras            78

Akturkoglu        50

T. Araújo            17

Por fim, os substitutos, aqueles a quem um treinador recorre quando as coisas precisam de ser alteradas. Quem mais salta do banco para dentro do relvado é um avançado.

Suplentes mais utilizados no SLB

 A. Cabral         17

L. Barreiro        16

Schjelderup    16

Amdouni         15

R. Sanches      9