É já este sábado, 10 de maio, que Benfica e Sporting, eternos rivais de Lisboa, irão medir forças, naquela que será uma partida de enorme importância para as contas finais do título da atual edição da Liga Portuguesa. Igualados em pontos no topo da tabela a duas jornadas do ponto final da temporada, a partida entre os dois coletivos avizinha-se de alta intensidade.

A história entre águias e leões é de constante competição, onde em cada partida, desenha-se sempre mais uma frase desta eterna rivalidade protagonizada. O futebol vive dos remates, das fintas, mas é o tento certeiro que leva abaixo qualquer bancada repleta de adeptos e em embates entre Benfica e Sporting tal aspeto não foge à regra.

Assim, neste artigo, iremos puxar a fita atrás e relembrar os cinco melhores golos registados no novo Estádio da Luz no Dérbi da Segunda Circular que vão de autênticos ‘pontapés canhão’ a lances altamente perfumados.

5.

De primeira, Sarabia quebrou jejum do leão – Foi a 3 de dezembro de 2021, que o Sporting, na altura liderado por Ruben Amorim, deslocou-se ao Estádio da Luz, para um embate relativo à 13.ª ronda da Liga Portuguesa. Num lance desenhado por Pedro Gonçalves, o outrora camisola 28 do Clube de Alvalade, encontrou o internacional espanhol à entrada da área, que finalizou em grande estilo. De recordar que os verdes e brancos não venciam na Luz para a Liga desde 2015/16, e acabaram por triunfar nessa partida por 3-1.

4.

Salvio abriu noite de gala – Corria a temporada 2012/13, em plena reta final do campeonato, quando Benfica e Sporting mediram forças na 26.ª jornada da Liga. Com o Clube de Alvalade a viver um capítulo negro, as águias discutiam o título diante do Porto e o triunfo diante dos leões seria de grande importância. Num lance desenhado pelo lado esquerdo dos encarnados, foi Salvio que rematou de modo indefensável para Rui Patrício.

3.

Cardozo era sério problema em Dérbis – Quando se pensa em embates diante de Benfica e Sporting um dos nomes que ocorre ao adepto comum é o nome de Óscar “Tacuara” Cardozo, antigo ponta-de-lança dos encarnados. O camisola 7 foi um autêntico ‘tanque de guerra’ em embates frente aos leões e marcava de inúmeras formas. Em 2013/14, em partida relativa à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, o paraguaio finalizou para o 3-1 das águias, após uma assistência de Ruben Amorim, que ressaltou na defesa leonina.

2.

Pontapé canhão de Bruno Fernandes gelou reduto encarnado – Finalizações com grande classe e a boa distância da baliza fazem parte do ADN de Bruno Fernandes, internacional português que representou o Sporting entre 2016 a 2020. Na temporada 2018/19, leões e águias discutiam o passaporte para a final da Taça de Portugal, sendo a primeira mão disputada no Estádio da Luz. Em desvantagem na eliminatória, o outrora capitão verde e branco, foi o autor de um livre direto concretizado em grande classe, fazendo a esperança dos sportinguistas aumentar. O antigo camisola 8 acabou também por ser protagonista na segunda mão e levou os leões ao Estádio Nacional.

1.

Nico Gaitán bailou e Lima finalizou – Se Salvio abriu em grande estilo o triunfo diante dos leões na 26.ª jornada da Liga Portuguesa de 2012/13, Nico Gaitán e Lima, fecharam com chave de ouro este embate. Num lance onde o internacional argentino ‘dançou’ entre três homens do Sporting, foi o nome de Lima que ficou registado na folha do jogo, numa finalização de fazer levantar o estádio. Um autêntico ‘Tiki Taka’, onde a bola só acabou nas redes verdes e brancas.

De memória refrescada fruto desta pequena viagem naqueles que foram alguns dos golos mais icónicos entre Benfica e Sporting, apertamos agora os cintos para mais 90 minutos para sempre recordar, que poderão ser igualmente marcados por momentos de alta qualidade e magia. Com protagonistas totalmente distintos, os holofotes apontam-se principalmente para Pavlidis e Gyokeres, pontas-de-lança das águias e leões, respetivamente, que ambicionam colocar o seu nome em mais uma página dourada.