
O FC Porto oficializou, este domingo, a contratação de Francesco Farioli como novo treinador.
O italiano de 36 anos assina um contrato válido por duas épocas com os dragões. Até 2027, portanto, sucedendo assim ao argentino Martín Anselmi.
Na nota divulgada no site, a oficializar a contratação, o FC Porto traça um breve perfil do técnico, que chegou à Invicta na passada quinta-feira: «Nascido há 36 anos em Barga, na região da Toscana, começou por treinar os guarda-redes de três emblemas dos escalões secundários do país natal - o Margine Coperta, o Fortis Juventus e o Lucchese - antes de rumar ao Médio Oriente para trabalhar na Aspire Academy e nas seleções jovens do Catar. Regressou a Itália em finais de 2017 para integrar as equipas técnicas de Roberto De Zerbi no Benevento e no Sassuolo. No Verão de 2020 mudou-se para a Turquia, onde se estreou ao comando do Karagümrük e do Alanyaspor. Em julho de 2023 recebeu um convite do Nice e os bons resultados obtidos na Liga Francesa levaram-no até aos Países Baixos. Depois de uma temporada no banco do Ajax, muda-se para a cidade Invicta e assume o comando técnico do FC Porto.»
Francesco Farioli será o terceiro treinador da presidência de André Villas-Boas, eleito há pouco mais de um ano (abril de 2024). O sucessor de Pinto da Costa na liderança dos dragões começou por trocar Sérgio Conceição pelo seu antigo braço direito, Vítor Bruno, mas no final de janeiro decidiu apostar no argentino Martín Anselmi, afastado do cargo após a campanha no Mundial de Clubes, prova em que os dragões foram eliminados na fase de grupos.
Francesco Farioli é o treinador que se segue. Será apresentado esta segunda-feira, pelas 12 horas, no Auditório José Maria Pedroto, no Estádio do Dragão.
ARTIGO ATUALIZADO