Antes de se comprometer com o Manchester City em 2022, num negócio de 60 milhões de euros, Erling Haaland foi um dos jogadores mais desejados da Europa do futebol. Praticamente todos os gigantes do Velho Continente queriam o gigante norueguês e, claro, o Bayern Munique também esteve na jogada. E, segundo revelação feita pelo jornalista Christian Falk no livro 'Transfer Insider', apenas questões financeiras não levaram ao fumo branco na mudança. A história partilhada no tal livro, numa passagem na qual recorda ainda o pedido caricato, feito em jeito de brincadeira, pelo avançado a Hasan Salihamidzic, o então diretor desportivo dos bávaros.

"O Haaland vai de carro até à casa do Brazzo e reúne-se com o diretor desportivo do Bayern. 'Gosto da casa, quero ficar com ela... mas de borla!'. Aquela frase serviu para quebrar o gelo entre ambos. O Haaland ficou impressionado pela forma como o Bayern trabalhava como equipa. Mostraram-lhe o que o clube estava a planear para ele e como queriam construir a equipa à sua volta. Ele era o jogador do futuro desportivo do Bayern, disseram-lhe. O Bayern faria tudo financeiramente para contratá-lo, algo que nunca tinha feito até então na história do clube. As palavras tiveram impacto nele. Depois, o Raiola liga ao Salihamidzic e diz-lhe 'convenceste o rapaz! Agora vamos falar de dinheiro'. O agente diz-lhe as suas exigências e o Salihamidzic diz que tem de consultar a direção em Munique. Ainda que o Bayern não pudesse pagar salários tão altos como os da Premier League, é garantido que o Haaland e o seu pai iriam ter direito a um bónus generoso de uma futura venda".

O esforço, ainda assim, não foi suficiente. "O Raiola estava a conversar com outros clubes e, juntamente como o pai do Haaland, viajou por toda a Europa para ouvir propostas. Então, liga ao Bayern e diz. 'A transferência não vai acontecer. O que posso dizer-vos é que estavam no topo da lista durante muito tempo do ponto de vista desportivo. Tinham os melhores argumentos. Mas financeiramente foram batidos".

O resto é a história que se sabe. Haaland foi para o Manchester City por 60 milhões e por lá já fez história.