Arranca esta segunda-feira, dia 7, mais um campus do NBA Basketball School, desta feita no Porto. Até dia 9, jovens entre os 8 e os 18 anos vão poder evoluir e divertir-se no Pavilhão Municipal de Guifões, em Matosinhos, onde decorrerá o evento. Sónia Reis, antiga internacional portuguesa, será uma das treinadoras e revela as suas expectativas.

"Espero que seja um campus com muito boa energia, com jovens com vontade de aprender e trabalhar, mas que também seja um espaço onde eles podem criar amizades e divertirem-se", começou por dizer a ex-basquetebolista, que jogou durante 10 anos em Espanha e chegou a ser a segunda melhor marcadora da Liga Espanhola. Muita experiência que tentará certamente transmitir, a vários níveis: "O que mais tento ensinar aos meus atletas é o espírito de equipa, incutir-lhes trabalho, compromisso e responsabilidade. Acho que são valores importantes, para quem sonha em jogar muitos anos e chegar ao nível mais alto possível, também são valores importantes para a vida de um indivíduo. Depois tento ensinar basquetebol (risos)."

Apesar de não ter estado no campus da semana passada em Lisboa, Sónia Reis esteve num em abril, que diz ter corrido "muito bem": "Foi uma grande experiência trabalhar com jogadores nacionais e internacionais. A dinâmica do campus é muito boa, exigente mas divertida. O que atrai e fideliza os miúdos, muitos voltaram a repetir agora."

Questionada sobre o que podem os jovens aprender neste campus, que não aprendem nos seus clubes, Sónia Reis explica: "Nos clubes, muitas vezes, os treinos estão mais centrados em táctica de equipa, o espaço para técnica individual passa a ser menor. O campus oferece a possibilidade de trabalhar técnica individual, não só centrado em manejo de bola, mas também de leituras de jogo, reações e tomadas de decisões assertivas em várias situações de jogo, que eles depois podem aplicar nos treinos com os seus clubes. Acredito que só os treinos nos clubes não chegam para a maior evolução do atleta. Para crescer é preciso trabalhar dentro e fora do treino "normal" e aproveitar todas as situações que permitam crescer, isso inclui o campus."