Foi no passado dia 27 de outubro que Xavier Lázaro conquistou a medalha de ouro ao representar Portugal nos FIA Motorsport Games, em Valência. Com apenas 11 anos, o jovem piloto natural de Sintra competiu na categoria de Karting Sprint Mini e tornou-se o primeiro português a subir ao lugar mais alto do pódio daquele que é conhecido como os ‘Jogos Olímpicos’ do desporto motorizado.

Ao longo do último fim de semana, Xavier Lázaro competiu contra 40 participantes de todo o mundo. O jovem piloto passou por três fases eliminatórias - venceu a primeira e a terceira, enquanto na segunda acabou por ser 'afastado' por outro piloto na pista e terminou em 4.º lugar. Na corrida final começou em 3.º lugar, mas rapidamente assumiu a liderança da prova.

Em entrevista à SIC Notícias, Xavier Lázaro confessa que não é "todos os dias que se representa o país" e que sentiu o peso da responsabilidade em fazer um "grande resultado". O próprio já tinha prometido, antes de partir para a competição, que iria trazer a medalha de ouro para Portugal e não desiludiu.

"Estou muito feliz. Sempre disse que ia trazer o ouro para Portugal e vou mesmo! Esta vitória é minha, dos meus pais, mas também da federação que me escolheu para representar Portugal", começou por dizer o jovem piloto português, citado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) .

Xavier Lázaro (meio) sobe ao pódio nos FIA Motorsport Games
Xavier Lázaro (meio) sobe ao pódio nos FIA Motorsport Games Vasco Lázaro / Miguel Silva

“Vamos todos celebrar e de seguida vou para Portugal porque amanhã tenho escola. Acho que vou levar a medalha para todos verem. Estou muito contente!”, acrescentou.

O jovem de 11 anos que vê em Max Verstappen - tricampeão mundial de Fórmula 1 - uma referência, tem o sonho de se tornar um grande piloto e alcançar as categorias mais altas do desporto motorizado. Um objetivo que obriga a vários sacrifícios por parte de Xavier Lázaro e da sua família.

À SIC Notícias, o pai Vasco Lázaro conta que o aproveitamento escolar continua a desempenhar um papel fundamental na vida do jovem piloto que compete enquanto profissional. Mas é algo "complicado" e que obriga a muita logística.

Xavier Lázaro estuda em Portugal, mas treina e compete em Itália, por isso os momentos de pausa no paddock são passados a estudar e a manter a matéria em dia.

Das pistas portuguesas aos pódios internacionais

A paixão pelo automobilismo nasceu da relação que a família já tinha com os karts. O pai, que também corria, conta que Xavier começou a dar as primeiras voltas com apenas três anos ao volante de um 'Puffo', um kart desenhado para crianças entre os três e os sete anos de idade.

Em 2018, com cinco anos, estreou-se no Campeonato de Portugal de Karting como iniciado e dois anos depois sagrou-se Campeão Nacional e vencedor da Taça de Portugal.

Na sequência das conquistas e pódios alcançados em 2020, no ano seguinte o jovem piloto iniciou-se numa nova categoria - a X30 Mini - que acabava de ser anunciada como novidade no Karting nacional.

Durante a pandemia de Covid-19 treinou em Itália, tal como Filipe Albuquerque ou António Félix da Costa - grandes nomes portugueses do automobilismo - já o tinham feito no início das suas carreiras.

Xavier Lázaro (esquerda) e Filipe Albuquerque (direita)
Xavier Lázaro (esquerda) e Filipe Albuquerque (direita) SIC Notícias

Ainda em território italiano estreou-se em competições internacionais como o Trofeo Karting Ayrton Senna e a WSK Final Cup. Mas foi em 2022 que Xavier Lázaro, na altura com nove anos, passou a integrar a equipa oficial DR de Danilo Rossi, cinco vezes campeão mundial de karts.

Desde 2023 que a vida do jovem piloto se divide entre Portugal e a Itália. Passou a competir em todas as etapas do calendário da WSK Promotion e do ACI Campeonato Italiano de Karting, reforçando a sua presença na categoria 'Mini'.

Este ano foi convidado para integrar a equipa SM Racing - propriedade de Oliver Oakes - que assumiu a direção da BWT Alpine F1 Team, no passado mês de julho. O jovem de 11 anos, cotado como um dos melhores a nível mundial a competir na sua categoria, tornou-se o piloto mais novo no paddock a ser pago.

Até ao final de 2024, Xavier Lázaro tem mais duas etapas pela frente. Regressa ao serviço da DR para concluir o calendário da WSK Promotion.

Falta de investimento e patrocínios dificulta a progressão dos pilotos

O desporto automóvel ainda está longe de alcançar, em Portugal, a mesma visibilidade que já tem em outros países. A falta de investimento e de patrocinadores acaba por dificultar a permanência dos pilotos em categorias mais altas por não terem como a financiar.

Vasco Lázaro explica que, no caso de Xavier, o esforço financeiro é maioritariamente feito pela família e menciona a importância de se investir não só em formação técnica e pedagógica, mas também a nível de equipamento.

"Apoios são cada vez mais difíceis. Deveria haver apoios do Governo e de empresas maiores", defende.

Quanto a planos para o futuro, o pai do jovem de 11 anos garante que Xavier Lázaro vai continuar com os "pés bem assentes no chão" e a lutar pelo primeiro lugar nas competições por onde passar.