
O MotoGP vai continuar na Alemanha até 2031, após ter sido divulgado um novo acordo para que o Grande Prémio que se disputa em Sachsenring continue fixo no calendário. Um dos mais icónicos circuitos do Mundial e o mais curto - 3,671 kms por volta - é a 'casa' de Marc Márquez, o novo herói da modalidade e tudo isso conta, quando se avizinham grandes mudanças patrocinadas pela nova dona do mundial.
Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports, detentora dos direitos do MotoGP: «Estamos muito satisfeitos em anunciar que vamos correr na Alemanha até 2031. É um mercado importante para o MotoGP e um evento fantástico para os 250 mil fãs que se juntam a nós em Sachsenring para bater recordes ano após ano. Estamos ansiosos por estabelecer mais referências em conjunto com o promotor, a ADAC, e queremos agradecer-lhes, bem como ao Governo da Saxónia, pelo seu compromisso com o MotoGP. Temos também de agradecer aos fãs por tornarem este evento tão incrível», explicou o espanhol.
Este é um processo que ganha novas expetativas e uma atenção especial desde que, no final de junho, a Comissão Europeia autoriozou a compra da Dorna - detém os direitos exclusivos do MotoGP desde 1991, do Campeonato do Mundo de Superbikes da FIM (WorldSBK) desde 2013 - pela Liberty Media.
Com luz verde, a proprietária da Fórmula 1 avançou para a aquisição de 84% do MotoGP, ficando a Dorna com 16%, por 3,5 mil milhões de euros, acreditando no enorme potencial de uma modalidade que cresce em espetadores e, acreditam os novos donos, pode crescer muito em patrocinadores e espetáculo, ainda mais agora que depois da orfandade com a despedida de Valentino Rossi, encontrou finalmente um novo herói: Marc Márquez.
A Dorna, fundada há 37 anos em Espanha, comprou os direitos das provas à Federação Internacional de Automobilismo até 2060. O contrato inclui a gestão, organização e administração dos direitos comerciais do MotoGP, que em 2025 prevê a realização de 22 Grandes Prémios em 18 países dos 5 continentes, 12 rondas do WorldSBK e 14 corridas de MotoE.
O Autódromo do Algarve recebe o GP de Portugal em novembro este ano e tem também contrato para o próximo ano.