
Foi um sábado difícil para a Prima Pramac Yamaha no GP de Itália, nona etapa do Mundial de MotoGP.
Jack Miller e Miguel Oliveira enfrentaram grandes dificuldades com as suas Yamaha YZR-M1 devido às altas temperaturas - o asfalto chegou a tocar os 51 °C - e fortes vibrações e ambos se queixaram do mesmo, no final da corrida sprint que Marc Márquez venceu.
Miller arriscou um pneu dianteiro duro, mas perdeu rendimento após um bom arranque e terminou em 16.º. Miguel Oliveira conseguiu subir até 13.º, mas também teve problemas semelhantes que limitaram o seu desempenho, aiinda que tenha sido o único piloto da Yamaha a ganhar posições.
«A corrida foi muito, muito difícil. Senti muitas vibrações, especialmente nas curvas para a esquerda, e a partir da terceira volta tudo foi ficando pior. Não consegui ultrapassar os problemas nem forçar mais. Pode estar relacionado com os pneus, embora ache que os pneus não são o único problema. Ainda assim, creio que fui o único piloto da Yamaha a ganhar posições, mas foi complicado. Amanhã será igualmente difícil. Precisamos de analisar tudo e tentar fazer algumas mudanças reais — com sorte, o suficiente para encontrar um bom ritmo e recuperar terreno», explicou o português de 30 anos.
Jack Miller também não estava satisfeito e alinhou nos problemas. «Experimentei o pneu dianteiro duro para ver se nos dava algo extra, também a pensar na corrida mais longa de amanhã. Não resultou. Acreditei mesmo que o calor tornaria o pneu duro uma boa opção — como aconteceu na Tailândia — mas simplesmente não consegui fazê-lo funcionar. Da curva 4 para a 5, sempre que largava os travões perdia a frente. As curvas Arrabbiata foram um pesadelo, e a última curva também foi terrível. Estava apenas a arrastar-me. Ainda assim, tentei forçar, aproveitando ao máximo o pneu traseiro. Mas pelo menos agora sabemos. Se não tivesse experimentado o pneu duro hoje, talvez ainda estivesse a pensar nisso para amanhã. É melhor ter essa informação já», concluiu o australiano.
O ex- futebolista Fabio Cannavaro esteve na garagem da equipa a assistir pela primeira vez a um GP de MotoGP e mostrou a bandeira de xadrez no fim da corrida 'sprint'.