Está encontrado o novo autor da pole position para o GP de França no Moto3, com um rookie a estar em grande destaque e praticamente desde o início ao fim da qualificação: Máximo Quiles.

Estávamos a momentos de saber quem iria arrancar da pole position no GP de França no Moto3, com Jacob Roulstone, Luca Lunetta, Vicente Pérez e Nicola Carraro a garantirem o direito a sonhar depois de terem sido os mais rápidos na Q1.

David Muñoz esteve entre os primeiros mais rápidos mas seria Maximo Quiles quem passaria para a frente com 1:40.301s, com o espanhol a melhorar o seu registo para 1:39.947s, à frente de Ángel Piqueras por mais de meio segundo, com Adrián Fernández por sua vez a estar em mais de 0.6s.

Luca Lunetta caiu na curva 6, com a moto a ficar numa posição até algo perigosa para os comissários a retirarem de pista, algo que fizeram com sucesso e sem riscos para nenhum dos envolvidos – pilotos e responsáveis.

A sessão chegou rapidamente a meio, com Álvaro Carpe a ser algo de investigação por parte da direção de corrida por ter eventualmente saído do pitlane com a luz a estar ainda vermelha, algo que seria confirmado depois, com o piloto a ter o seu primeiro tempo rápido cancelado.

Jose Antonio Rueda entretanto chegou ao segundo tempo, minutos depois do recomeço da sessão, com Quiles ainda como o mais rápido, agora com Piqueras a 0.202s. Joel Kelso foi o próximo, a ficar a 0.098s do #28.

A sessão continuou mas sem mudanças de maior, com o destaque a ser a pole position que Quiles confirmava, ao ser o único a rodar no segundo 39. Guido Pini foi o segundo mais veloz, a 0.089s do espanhol da CFMOTO Gaviota Aspar Team.