Matheus Dias está na sua primeira aventura na Europa e fora do futebol brasileiro. O médio chegou ao Nacional esta temporada, sendo utilizado por Tiago Margarido em 26 jogos, num total de 1.821 minutos, entre campeonato e Taça de Portugal. Apesar de ser um médio com missões mais defensivas, marcou um golo e fez duas assistências.

O camisola 88 alvinegro faz um balanço muito positivo nesta sua estreia europeia. "Senti-me muito bem e foi um prazer jogar nesta Liga, que é muito boa, servindo de vitrina. Evoluí bastante como jogador e como pessoa, pois estive a jogar num futebol totalmente diferente do Brasil, onde sempre joguei. Aqui pratica-se um estilo de jogo diferente do brasileiro, são coisas que me encantaram bastante", referiu, admitindo que a adaptação ao futebol português correu bem: "Foi fácil adaptar-me, a língua também ajudou e facilitou, tive também os companheiros brasileiros, o que tornou as coisas mais fáceis."

Quanto ao futuro, Matheus Dias prefere não abrir muito o jogo. "Tenho ainda o último jogo aqui no Nacional, tenho contrato com a minha equipa do Brasil, o Internacional. Ainda não sei o que vai ser o meu futuro. Após o derradeiro jogo, vou falar com a minha família, com o meu empresário e com o presidente do Nacional para decidir", afirmou, admitindo que "gostava de voltar ao Nacional". "Mas para já só estou focado neste último jogo. Foi uma temporada muito importante para mim e o futuro vou deixar na mão do meu empresário e da minha família".

A última jornada da Liga irá decidir quem será o campeão nacional. O pupilo de Tiago Margarido diz que não sabe quem será o mais favorito à vitória, entre Sporting e Benfica: "A decisão do título está cerrada entre o Sporting e o Benfica, mas acredito que nesta última jornada vai ser uma grande luta entre as duas equipas que pela frente terão adversários difíceis. Não sei quem irá ser campeão, sinceramente. Joguei contra as duas equipas. Têm muito valor, são vencedoras, com grandes jogadores, mas não consigo dizer qual dos dois é o melhor".

"Aguentar os primeiros minutos sem sofrer golo"

Antevendo a visita ao Dragão Matheus Dias, de 23 anos, admite que será um embate bem difícil para os nacionalistas. "Sabemos que vai ser muito complicado, fora de casa, no estádio do Dragão. É um jogo importante, para podemos aparecer e darmos a volta ao último resultado, mostrando também que somos capazes de jogar frente a uma equipa bem qualificada como é a do FC Porto. Para eles também é um jogo importante. Vamos fazer de tudo para sair de lá com um bom resultado", disse o jogador no lançamento da partida com os portistas.

O brasileiro concorda que "será muito importante sentir o jogo nos primeiros 10 ou 15 minutos, para ver como a partida vai estar, e não sofrer logo um golo no começo do encontro".

O médio recordou depois o empate frente ao Rio Ave, numa partida que marcou a despedida da Choupana. "A nossa expectativa era entrar dentro de campo e vencer, ainda para mais por ser em casa, que é a nossa fortaleza, não admitimos sair com um resultado inferior em casa, pois contamos sempre com a ajuda dos nossos adeptos. Acho que nos jogos em casa não estivemos muito bem. No último, na primeira parte não entrámos como gostaríamos, mas felizmente conseguimos um empate e estivemos mais perto da vitória", finalizou.