Luís Filipe Vieira vai ser candidato às próximas eleições para a presidência do Benfica. O antigo líder dos encarnados tem recebido vários apoios nesse sentido e tem reunido com muitas figuras e sócios do clube da Luz, que lhe têm manifestado total apoio para ir a votos dia 25 de outubro. Nesta altura a decisão está tomada e a pré-campanha já está em marcha. Vieira vai mesmo concorrer ao cargo de presidente, que abandonou em julho de 2021 na sequência da Operação Cartão Vermelho. Na altura, Rui Costa assumiu o poder interinamente, o qual mantém, depois de já ter ido a votos em outubro desse mesmo ano. 

Vieira, que ainda está a ser julgado no Processo Saco Azul, liderou o destino das águias durante 18 anos (entre 2003 e 2021) e acredita que ainda tem um contributo a dar ao clube da Luz. Sobretudo por considerar que os destinos do clube da Luz têm sido muito mal conduzidos por Rui Costa. O próprio fez questão de o referir num comunicado divulgado nesta quarta-feira, relativo à possibilidade de vir a ser expulso de sócio na sequência do processo de inquérito aberto pela Direção a 22 de junho na sequência dos incidentes que protagonizou na AG de 27 de setembro de 2019, em que apertou o pescoço a um sócio. A decisão de avançar ou não com o processo disciplinar - que poderá ditar a expulsão de sócio - não deverá ser tomada antes do final do ano, sempre depois das eleições de outubro.

Vieira atirou várias farpas à atual gestão do clube e deixou claro estar disponível para o Benfica: "Saberei estar à altura do complexo momento que atravessamos e sei o contributo que posso dar para responder a mais este desafio." "Jamais permitirei ser usado como argumento expiatório de sucessivos fracassos desportivos e perdas patrimoniais e de credibilidade, que são a distinção que esta Direção, em final de mandato, tem para exibir", sublinhou Vieira, de 76 anos, que recorda que deixou muita obra feita no clube. "Ao contrário do que se observa no presente, posso invocar uma 'obra' reconhecida pelos benfiquistas. Devolvi, em conjunto com uma equipa de trabalho competente e coesa, a respeitabilidade financeira, institucional e desportiva ao Benfica", sublinhou.

Para já, há quatro candidatos assumidos: João Diogo Manteigas, João Noronha Lopes, Cristóvão Carvalho e Martim Mayer. Quanto a Rui Costa, o atual presidente prometeu acabar com o tabu sobre a recandidatura na janela temporal compreendida entre o fim da participação do Benfica no Mundial de Clubes e o início da próxima época. Uma vez que o plantel retoma os trabalhos no dia 14 deste mês, os adeptos esperam que o anúncio da decisão do Maestro esteja para breve.