José Miguel Franco de Sousa foi o melhor jogador no Aberto do Estoril, um torneio organizado pelo Club de Golf do Estoril, que contou para o Ranking Nacional BPI da Federação Portuguesa de Golfe (FPG), integrado no Circuito Aquapor da FPG.

No campo de Par 69 do Estoril, José Miguel Franco de Sousa jogou literalmente em casa e somou 139 pancadas, 1 acima do Par, após voltas de 67 e 72, batendo por 2 pancadas Rodrigo Santos (72+69, 141), do Clube de Golfe de Vilamoura (Loulé).

Konstantin Mikirtumov, outro jogador do Estoril (Cascais), e Luís António Silva, do Oporto Golf Club (Espinho) foram terceiros com 148 (+10).

Houve 45 participantes, o vencedor 'gross' do ano passado, Ricardo Serpa, não jogou este ano por estar a estudar e competir nos Estados Unidos.

José Miguel Franco de Sousa mostrou a sua aptidão para estes torneios clássicos de clubes históricos que integram o circuito amador de alto rendimento da FPG.

No ano passado, o jogador da seleção nacional amadora, venceu a Taça Kendall no Oporto Golf Club (Espinho), foi 2.º classificado na Lisbon Cup do Lisbon Sports Club (Sintra) e ainda 3.º na Taça R.S. Yeatman do Club de Golf de Miramar (Vila Nova de Gaia).

De acordo com o regulamento, o campeão do torneio não é o melhor jogador, ou seja, o vencedor da classificação 'gross', mas antes o primeiro na tabela 'net', ou seja, contando com os handicaps.

Assim sendo, embora Record pugne por destacar os melhores jogadores quando nos referimos a alto rendimento, não deixa de ser importante salientar que o título de campeão foi atribuído a Michael Deignan, um handicap 11 que somou 138 pancadas 'net', a Par do campo, após voltas de 65 e 73. No entanto, na classificação 'gross', "a doer", o sénior estrangeiro radicado em Portugal foi 25.º com 160 (+22).

O Aberto do Estoril é uma das cinco provas organizadas por clubes clássicos que são pontuáveis para o Ranking Nacional BPI e para o Circuito Aquapor, tal como acontece com a Lisbon Cup (Lisbon Sports Club), Taça Kendall (Oporto Golf Club), Taça R. S. Yeatman (Club de Golf de Miramar) e a Taça Mendes d'Almeida (Vidago Palace Hotel).