"A ressaca europeia não é problema. São jogos diferentes, extremamente competitivos, competições diferentes e já tivemos esse exemplo até mesmo quando jogámos em casa com o Benfica. Não me parece que vá influenciar de todo até porque é a primeira oportunidade que têm para poder somar pontos em casa [depois da eliminação da Liga Conferência] e fecham a página europeia e agora estão focados naquele que é o seu verdadeiro objetivo que é o campeonato por isso sabemos que é um jogo de dificuldade máxima para nós mas, temos que o encarar como encaramos todos", destacou José Faria, este sábado, em conferência de imprensa.

O Estrela da Amadora, que ainda não venceu na Liga Betclic ao cabo de três jornadas, voltou a empatar na ronda anterior do campeonato na receção ao Alverca (2-2), enquanto o Santa Clara foi eliminado da Liga Conferência na quinta-feira, apesar do nulo na Irlanda frente ao Shamrock Rovers, na segunda mão do playoff de acesso à fase de liga.

"Todos os momentos são momentos para tentar disputar os três pontos. Pelo menos é a nossa mentalidade, a nossa maneira de ser e de estar é entrar em todos os campos para tentar os três pontos e no caso de não ser possível tentar somar. Sabemos que vamos ter um jogo muito difícil. Uma das deslocações mais difíceis do campeonato contra uma grande equipa, trabalhada por um grande técnico que já mostraram a capacidade que têm. Esperamos que seja o nosso momento, mas estamos muito focados naquilo que somos capazes de fazer e respeitando o Santa Clara. Vai depender muito da nossa capacidade de fazer as coisas bem. Esperamos que possamos somar os três pontos", partilhou o técnico dos tricolores.

Quanto às mais-valias do adversário, salientou: "Santa Clara é competente, tem uma equipa formada, jogam de olhos fechados, conhecem muito bem o seu treinador, ficou em quinto lugar no campeonato passado, não tem que provar nada a ninguém, vai ser fortemente apoiada pelos seus adeptos. Se estiver ao seu nível vai-nos provocar muitas adversidades". 

Por outro lado, não escondeu que do outro lado da barricada estará um "Estrela da Amadora ambicioso, sem receio, que iniciou a pré-época com um plantel em construção e que ainda continua a construir o seu plantel, que tem dado boas respostas do ponto de vista exibicional, que tem olhado olhos nos olhos seja com que adversário for mas, que aqui e ali por isto e aquilo, um penálti falhado uma grande defesa do guarda-redes, não tem acontecido [triunfar]. Se estivermos ao nosso nível temos todas as hipóteses de disputar o resultado".

Relativamente à partida propriamente dita, o técnico de 39 anos tem um discurso prudente vincando a dificuldade de jogar em São Miguel. 

"Só no jogo vamos perceber o real contexto, já sabemos que ir aos Açores nunca é fácil. Vamos ver como é que vai estar a meteorologia, o campo... nós também temos que ir quase dois dias mais cedo, treinar fora do nosso contexto, ambiente adverso fora da nossa casa, tudo isso condiciona a própria gestão do jogador", realçou.

Uma coisa é certa, José Faria vai ser obrigado a fazer novamente alterações no seu xadrez. Após a contrariedade na ala-esquerda, com a lesão de Montóia, agora o técnico tricolor vê-se, também, privado do médio Paulo Moreira, a cumprir castigo em virtude da expulsão na última partida, que abre a porta para o regresso à titularidade de Robinho. A estas duas ausências junta-se o central Semeu Commey que também está lesionado.

Numa altura que o mercado de transferências está prestes a fechar, o timoneiro das tropas da Reboleira está confiante: "Não tenho dúvida nenhuma de que vamos atingir os nossos objetivos porque em dois meses de trabalho já conheço o que é que está do lado de lá de cada um deles. Vejo a entrega e a mentalidade que todos eles trazem diariamente para cá. A partir do momento que eles estão cá e que confio neles, é com esses que conto e que temos que ir para a guerra".

No entanto, acredita que nos próximos dias haverá novidades. 

"O Estrela da Amadora está sempre sujeito a entradas ou saídas de jogadores por isso tenho quase a certeza que isso vai voltar a acontecer até ao final do mercado", desabafou.

Quanto à polémica em torno do adiamento do jogo entre o Estoril e o Santa Clara, José Faria preferiu ficar à margem. 

"É uma guerra deles. Estou por dentro do que está a acontecer, mas não me vou pronunciar sobre isso relativamente ao problema em si. Nós, enquanto agentes desportivos, se queremos ter um futebol português com mais qualidade, temos que todos ter mais flexibilidade e ajudar-mo-nos uns aos outros porque os jogos decidem-se é dentro de campo", finalizou.