José Antonio Rueda liderou esta manhã o primeiro treino livre do GP da Grã-Bretanha de Moto3 em Silverstone – em que houve uma clara evolução dos tempos de volta.

Após as primeiras tentativas, Joel Kelso (LevelUp-MTA/KTM) estava na frente, tendo rodado em 2m14,176s. Essa marca foi melhorada constantemente por vários pilotos ao longo do primeiro quarto de hora.

Com 16 minutos decorridos, David Muñoz (Liqui Moly Dynavolt Intact GP/KTM) fez uma volta que lhe permitiu estar na frente por vários minutos, até ser batido por Scott Ogden (CIP Green Power/KTM).

Logo de seguida, Rueda (Red Bull KTM Ajo) acabou por fazer o melhor tempo de todos: 2m10,120s. Até ao fim, outros pilotos melhoraram para entrarem no 2m10s, sendo David Almansa (Leopard Racing/Honda) quem mais perto ficou do líder… a 0,594s.

O top cinco teve ainda Ángel Piqueras (MT Helmets-MSi/KTM), Ogden e Muñoz. Kelso terminou em sexto, já a mais de um segundo de Rueda.

O treino ficou marcado por uma situação invulgar. Ryusei Yamanaka (Frinsa-MT Helmets-MSi/KTM) desobedeceu aos comissários, tendo ficado suspenso do FP1 como consequência.

Tempos: