No seguimento de um emocionante confronto no circuito Autódromo Hermanos Rodríguez, no México, Jos Verstappen veio a público defender as táticas agressivas do seu filho, argumentando que o falho RB20 força Max Verstappen a fazer manobras intransigentes. Embora Max ainda mantenha uma vantagem de 47 pontos na corrida pelo campeonato, ficou claro que o carro da Red Bull teve dificuldades de velocidade no México—marcando uma das suas performances mais fracas desde Monza.

O RB20, que antes era um dos líderes no início da temporada, tem mostrado gradualmente sinais de declínio. Os problemas técnicos da Red Bull, desde o comportamento inconsistente dos pneus até configurações problemáticas e questões de equilíbrio, começaram a assombrar a equipa. No México, essas falhas foram glaringly óbvias enquanto Max Verstappen enfrentava uma batalha difícil para manter o ritmo, levando à sua manobra fortemente contestada contra o rival Lando Norris.

Jos Verstappen admitiu abertamente que a manobra foi dura, mas defendeu a abordagem do seu filho, enfatizando que as táticas de Max são necessárias num carro que já não é uma aposta segura em termos de velocidade.

“Talvez tenha sido um pouco demais,” disse Jos. “Mas podes falar sobre isso durante muito tempo, e no final, não fará diferença. Max continuará a conduzir como achar melhor. Ele é forçado a fazê-lo porque o carro não é rápido o suficiente. E certamente não mudará o seu estilo de condução só porque há alguns comissários que não gostam da sua maneira de fazer as coisas.”

Jos Verstappen foi ainda mais longe, sugerindo que o preconceito britânico na arbitragem da FIA ecoa controvérsias enfrentadas por lendários pilotos como Ayrton Senna e Michael Schumacher. Segundo ele, esses ícones eram frequentemente escrutinados por comissários ingleses devido à sua forma audaciosa de correr, mas ambos encontraram grande sucesso ao manterem-se fiéis ao seu estilo.

“Lembrei-lhe que Ayrton Senna e Michael Schumacher também foram frequentemente alvo de críticas estranhas vindas de Inglaterra,” acrescentou Jos, sublinhando a sua convicção de que Max deve manter-se firme no seu caminho, tal como esses campeões fizeram.

Com a Red Bull a deslizar para o terceiro lugar no Campeonato de Construtores, atrás da Ferrari, as apostas são ainda mais altas para Max Verstappen à medida que a temporada se aproxima das suas quatro últimas corridas e duas sprints. Se os problemas do RB20 persistirem, Verstappen será forçado a confiar ainda mais no seu estilo agressivo para afastar Lando Norris e garantir o seu quarto título mundial consecutivo.

As próximas corridas irão determinar se a condução “sem limites” de Max consegue levá-lo até à vitória—ou se os problemas mecânicos da Red Bull irão finalmente colocar o seu reinado em risco.