
João Tavares fez a antevisão do encontro Belenenses x Fafe, a contar para 12ª. jornada da Fase de Promoção da Liga 3, em exclusivo para o Bola na Rede.
João Tavares falou em exclusivo com o Bola na Rede. O Belenenses vai defrontar o Fafe, em duelo a contar para a 12ª. jornada da fase de promoção da Liga 3. Atualmente, a equipa de Belém ocupa o 4º. lugar da competição e procura vencer perante os seus adeptos e dar um passo importante na subida de divisão à Segunda Liga. O jogo está marcado para este domingo às 19:30.
João Tavares começou por abordar as expectativas para o encontro frente ao Fafe:
«Não podemos mentir, vai ser um jogo decisivo tanto para o Belenenses como para o Fafe nos objetivos que são comuns, neste caso a subida de divisão. Sabemos que vai ser um jogo muito difícil, o Fafe é uma equipa que desde início do campeonato assumiu a candidatura á subida de divisão. Nós já os vencemos na primeira volta, mas acho que eles entretanto ficaram mais fortes e certamente melhoraram. Os últimos jogos provam isso e sabemos que vai ser um jogo exigente. Esta liga tem sido muito disputada e equilibrada».
O médio destacou a qualidade do adversário, especialmente no ataque:
«Do pouco que eu conheço e de ter jogado apenas uma vez contra eles, é uma equipa que tem avançados muito fortes, o próprio Tiago Leite tem bastantes golos. Gostam de procurar muito os avançados em situações de cruzamentos como também em bolas em profundidade e é algo que temos de estar atentos como é obvio. Os outros jogadores também são perigosos, mas sabemos que o Tiago Leite tem sido o jogador com mais destaque. Sabemos que o adversário vem motivado para nos ganhar e continuarem na luta pelo seu objetivo».
João Tavares recordou a vitória por 1-0 no primeiro embate entre as equipas, mas antecipou um jogo diferente no Restelo:
«Dinâmicas diferentes vai ter sempre porque é um jogo novo. Nós jogamos sempre todos os jogos a tentar assumir o controlo do jogo, a ter mais posse de bola que a equipa adversária, jogamos sempre de igual para igual seja em casa ou fora. O que nós queremos é isso, assumir o jogo e ter o controlo total. Caro que o Fafe nos vai tentar complicar, mas sim certamente vai ter dinâmicas diferentes, será um jogo muito mais decisivo, em termos emocionais também acho que é um jogo diferente porque também se aproxima do fim. Pode ser um jogo mais jogado em termos de coração e não tanto mental, mas nós queremos a parte mental e emocional equilibradas para fazermos um bom jogo».
O médio destacou a união do balneário e a boa resposta da equipa, mesmo nas fases menos positivas:
«As semanas têm sido boas. O grupo é fantástico, mesmo quando tivemos numa fase menos boa conseguimos nos superiorizar. Nas fases boas também não nos deslumbramos e não relaxamos. A verdade é que vimos de 4 jogos sem perder, mas gostávamos de ter mais uma ou duas vitórias nesses quatro jogos e certamente agora teríamos mais tranquilos. Isso agora já passou. O importante é que estamos a trabalhar bem, o pessoal que joga, o pessoal que não joga estamos todos no mesmo rumo».
João Tavares reconhece que o encontro frente ao Fafe pode ser determinante na luta pela subida de divisão:
«Sim, acho que ganhando é um passo muito importante porque sabemos que também vai haver o confronto entre o Sporting B e o Varzim. Psicologicamente é um passo muito importante».
O médio do Belenenses falou sobre as dificuldades na adaptação ao clube, mas reconheceu o apoio da estrutura e das pessoas ligadas aos azuis do restelo:
«Demorou um pouco a adaptação porque em termos físicos não estava muito bem preparado devido ao pouco de tempo que estava a ter no Marítimo e vinha de uma lesão um pouco prolongada. Em termos de grupo e da receção das pessoas do clube foi fantástico e senti logo uma energia muito positiva. Em relação à liga, é uma liga diferente que nunca tinha jogado, penso que é muito mais disputada e equilibrada. Os jogos são mais imprevisíveis porque sinto que não há equipas muito superiores a outras, pelo menos nesta fase da competição. Acho que fui melhorando ao longo de tempo, percebendo as dinâmicas da equipa e ganhado forma física, também devido á ajuda dos meus colegas e equipa técnica e no geral a adaptação foi boa».
Questionado sobre as diferenças entre a Liga 3 e a Segunda Liga, João Tavares reconheceu as diferenças, mas valorizou a competitividade e a exigência da competição:
«Sim, senti diferenças como é óbvio. Não é uma diferença tão grande, até porque é uma fase muito decisiva, mas sim há diferenças como sentes também da Segunda Liga para a Primeira Liga, é normal. Ainda assim, a Liga 3 também é muito boa e muito competitiva, e a realidade é que jogadores jovens conseguem ganhar muita experiência nesta liga para depois dar o salto para outros patamares».
Quanto ao futuro, o médio revelou as suas ambições a curto e médio prazo:
«A curto prazo é claramente a subida com o Belenenses e o regresso á Segunda Liga do clube. Nos objetivos a médio prazo gostava de poder voltar á Primeira Liga, cheguei a jogar lá no Feirense e gostava de voltar a esse patamar e a pisar esses palcos. Também gostava de ter uma experiência no estrangeiro».
João Tavares deixou uma mensagem especial aos adeptos do Belenenses:
«Gostava só de pedir o apoio dos adeptos e que viessem em força porque é de facto, um jogo muito decisivo e ambos queremos colocar o Belenenses, sendo o clube histórico que é, para já na Segunda Liga. No jogo passado na deslocação a Varzim, vivemos um momento muito bonito porque o estádio estava praticamente cheio. Claro que o nosso estádio é diferente porque também tem mais capacidade, se tivermos esse número de pessoas já é algo importante para nós porque claramente são um pilar importante do nosso jogo e da nossa equipa».