
João Almeida foi segundo classificado na quarta etapa da Volta à Romandia, na chegada a Thyon 2000, e subiu ao terceiro posto na geral individual.
O francês Lenny Martinez (Bahrain-Victorious) venceu a tirada de 118 quilómetros, batendo o português num sprint a dois sobre a meta, no final de uma contagem de montanha de primeira categoria, e conquistou a camisola amarela.
O italiano Lorenzo Fortunato (Astana) foi terceiro na etapa, a 29 segundos, e é segundo na geral, a dois segundos de Almeida a três de Martinez.
João Almeida conseguiu eliminar todos os adversários ao longo da subida, mas não conseguiu distanciar-se de Lenny Martinez. Após a etapa, o corredor da UAE Emirates contou as incidências da exigente ascensão final.
«No geral, foi bom. A equipa fez um trabalho fantástico, controlou desde o início da etapa e isso deu-me muita motivação para ir a fundo e tentar vencer», começou por declarar o português.
«Maximizámos a nossa situação. Eu estava bem, mas talvez não a sentir-me a 100%, e, no fim, o Martinez foi mais forte, parabéns a ele», acrescentou João Almeida este domingo tentará conquistar a camisola amarela e a vitória da Volta à Romandia, no contrarrelógio final em Genebra, de 17,1 quilómetros.
O ciclista luso garante que vai «dar tudo» na prova. «Em termos da classificação geral, acho que eu e o Jay Vine temos boas perspetivas, mas vamos sempre precisar de boas pernas e de ir a fundo».