
O português João Almeida, da UAE Emirates, deu esta quinta-feira o primeiro sinal de força nesta Vuelta, ao fechar a 6.ª etapa (a primeira com chegada em alto, em Pal/Andorra) na 10.ª posição, cruzando a linha de meta na frente do grupo dos favoritos (juntamente com o dinamarquês Jonas Vingegaard), a 4.19 minutos do seu colega de equipa Jay Vine, que venceu a etapa isolado.
O português, que chegou até a ficar para trás a determinado momento, deu uma demonstração de força perante a adversidade, não só recuperando a diferença mas também saltando para a frente para impor ritmo e deixar o grupo algo partido.
Tudo isto numa etapa que acabou por resultar numa mudança de líder, com o norueguês Torstein Træen, da Bahrain - Victorious, a assumir a camisola vermelha depois de ter sido 2.º na chegada a Pal, com 54 segundos de atraso para Vine. Nessas contas, Vingegaard cai de 1.º para 5.º, a 2.33 do novo líder, ao passo que João Almeida cai de 3.º para 6.º, a 2.41.
Quem deu um enorme trambolhão foi Juan Ayuso. Co-líder da equipa dos Emirados, afundou-se na subida final e chegou a mais de 12 minutos da frente. A luta pela vitória está já fora de questão para o espanhol, restando apenas saber se ficará para ajudar João Almeida como líder absoluto da UAE.