O tenista português Henrique Rocha assegurou hoje a estreia num quadro principal de um torneio do Grand Slam, ao vencer o francês Luca Van Assche na terceira ronda da fase de qualificação de Roland Garros, em Paris.

Já passavam das três horas do encontro (3h02) quando o portuense, número três nacional e 201.º colocado no ranking ATP, afastou o adversário (179.º ATP) com os parciais de 6-3, 6-7 (1-7) e 7-5.

O português de 21 anos estreou-se na terra batida parisiense há um ano com um desaire na abertura da fase de qualificação, mas este ano somou dois triunfos, antes de viver um encontro de altos e baixos.

No primeiro set, o tenista luso superiorizou-se ao quebrar o adversário três vezes contra os dois breaks sofridos, já no segundo ainda recuperou da desvantagem de 2-5, mas não conseguiu levar a melhor no tie-break e empurrou a decisão do encontro para a terceira e derradeira partida.

Henrique Rocha já tinha ficado à porta no Open da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada, e não quis desperdiçar nova oportunidade. No 12.º jogo, encerrou o duelo e assegurou o triunfo, juntando-se assim aos compatriotas Nuno Borges e Jaime Faria no quadro principal de singulares e a Francisco Cabral, que vai jogar a prova de pares.

Henrique Rocha vai tornar-se no 14.º português a competir na fase final de um torneio do Grand Slam em singulares e  e pela primeira vez Portugal terá três jogadores masculinos ao mesmo tempo no quadro principal de um Major.