Separados por apenas um ponto, mas por quatro lugares na tabela da Liga Portugal Betclic, Gil Vicente e Nacional defrontam-se este sábado no Estádio Cidade de Barcelos em mais um encontro da jornada 13 da prova.

Bem distantes da forma e dos resultados certamente desejados, é o Nacional a equipa que mais pontos tem amealhado nos últimos jogos, ao passo que, do lado gilista, o momento é delicado em virtude das quatro derrotas consecutivas para o campeonato.

Operação vitória em marcha: quem leva a melhor?

Contextos que obrigam a olhar para os três pontos como a única solução possível e que Bruno Pinheiro fez questão de frisar na conferência de antevisão à partida: «Temos é que esperar um jogo com caráter, com determinação, ser feliz e trazer os três pontos, que é esse o grande objetivo. Não será jogar bem, mas sim ganhar.»

E se o pragmatismo parece ser a chave do técnico gilista, tal condimento deve fazer-se acompanhar pela continuidade de grande parte do onze, ainda que não estejam descartadas alterações, depois do descalabro no Estádio D. Afonso Henriques.

Nesse prisma, Jonathan Buatu, João Teixeira e Jorge Aguirre - todos eles suplentes utilizados frente ao Vitória SC - parecem soluções credíveis para render Josué Sá, Jesús Castillo e Cauê dos Santos.

Do lado insular e depois do triunfo sobre o Santa Clara e do empate diante do Boavista - pelo meio há a derrota contra o Estrela da Amadora - a mentalidade passa por vencer fora de portas, pela primeira vez na temporada.

Liga Portuguesa

Gil Vicente vs Nacional
10 Jogos, 5V 2E 3D (DG: 15-12)

Últimos Resultados:
/21: GVFC 2-0 CDN
14/15: GVFC 0-0 CDN
13/14: GVFC 1-0 CDN
12/13: GVFC 1-2 CDN
11/12: GVFC 0-3 CDN

ver mais �

De resto, não se vislumbram grandes mudanças em relação ao nulo caseiro contra os axadrezados, existindo apenas a dúvida no meio-campo: Labidi ou Daniel Penha? Mais perto do regresso à competição estão ainda Dyego Souza e Isaac Tomich, ambos considerados aptos pelo departamento médico nacionalista.

Além disso, os 114 anos que os madeirenses completam este domingo são outro estimulante que Tiago Margarido fez questão de referir no lançamento da partida: «É uma data super especial, seria uma prenda fantástica conseguir trazer os três pontos de Barcelos e tudo faremos nesse sentido, sendo o aniversário do clube teria um significado ainda mais especial.»

Apenas com Yaya Sithole fora das contas, o embate entre Gil Vicente e Nacional terá todos os intérpretes que os dois treinadores entenderem lançar, numa embate historicamente equilibrado: 11 vitórias para cada lado e ainda seis empates.