Menos de um mês depois do último jogo de 2024/25 e a cinco dias do arranque oficial da nova temporada - a Supertaça frente ao Sporting é na quinta-feira -, vimos a primeira versão pública do Benfica 2025/26: um triunfo por 3-2 frente ao Fenerbahçe, a valer, pela sexta vez na história, a conquista da Eusébio Cup.

Já depois de um 3-0 frente ao Estoril à porta fechada, a águia apresentou-se aos adeptos com mais um triunfo de pré-temporada. Embora imperfeita e com clara margem para crescimento e uma melhor resolução, a primeira imagem foi, em análise final, um sucesso.

Ríos, Barrenechea e Dedic, trio de reforços no onze titular, deram sangue novo a uma equipa cujas dinâmicas foram largamente as mesmas. Lage manteve-se fiel às suas ideias e terá ficado satisfeito com a fluidez de alguns movimentos coletivos de uma primeira parte em que as águias arriscaram pouco, mas conseguiram, graças às bolas paradas, criar uma série de situações de golo.

As redes só abanaram numa fase mais adiantada do primeiro tempo, com Akturkoglu a abrir o marcador após um fantástico trabalho de Pavlidis. O grego esteve na ação do 2-0 minutos depois, na sequência de uma oportunidade flagrante de Ríos, mas quem colocou a bola dentro da (própria) baliza foi Archie Brown.

A vantagem de dois golos não durou porque Irfan Kahveci, aos 45 minutos, bateu Trubin com um colocadíssimo pontapé de fora da área. Mourinho ainda celebrou o empate no decorrer da segunda parte, quando En-Nesyri apareceu isolado na área e superou Samuel Soares, já depois de Jhon Durán ter atirado ao poste.

O ritmo do jogo desceu e começou a parecer que o empate duraria até ao fim, até que surgiu um herói improvável. Henrique Araújo, regressado a casa após três empréstimos, resolveu uma bola parada estudada com uma patada para dentro da baliza. Um festejo de libertação que ainda foi... duplicado! O ponta de lança de 23 anos bisou, mas esse 4-2 foi invalidado após intervenção do VAR.

Incidentes: O filme do jogo

Onze do Benfica: Anatoliy Trubin, Amar Dedic, António Silva, Nicolás Otamendi, Samuel Dahl, Fredrik Aursnes, Enzo Barrenechea, Kerem Aktürko?lu, Richard Ríos, João Veloso, Vangelis Pavlidis

Onze do Fenerbahçe: Dominik Livakovic, Archie Brown, Çaglar Söyüncü, Mert Muldur, Jayden Oosterwolde, Sofyan Amrabat, Sebastian Szymanski, Fred, Irfan Kahveci, Youssef En-Nesyri, Oguz Aydin

20': O Benfica está por cima no jogo e já podia estar em vantagem. Mesmo sendo pouco incisiva com bola, preferindo guardá-la do que arriscar passes de difícil execução, a equipa encarnada já criou muito perigo a partir de situações de bola parada.

37': GOLO Benfica! Kerem Aktürkoğlu marca Kerem Aktürkoğlu marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)

Num piscar de olhos, Pavlidis rodou sobre um defesa e lançou Akturkoglu na profundidade. O turco, com todo o tempo do mundo, conduziu até à baliza e bateu Livakovic no um contra um.

42': GOLO Benfica: Archie Brown marca na própria baliza!

Richard Ríos apareceu à boca da baliza e ficou a centímetros do golo, mas a bola ainda sobrou para Dedic que serviu Pavlidis com um passe tenso. O grego tentou finalizar, mas foi Archie Brown quem colocou a bola dentro da baliza.

45': GOLO Fenerbahçe! Irfan Kahveci marca Irfan Kahveci marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)

António Silva perdeu a bola em fase de construção e a situação, mesmo não sendo particularmente perigosa, deu em golo porque Kahveci armou um remate colocadíssimo de fora da área. Rasteiro e junto ao poste, sem hipótese para Trubin.

Intervalo: Benfica em vantagem depois de uma primeira parte em que se tentou assumir como protagonista no jogo, integrando novas peças em dinâmicas de jogo que se mantém desde a época passada. Conseguiu chegar a uma vantagem justa com dois golos em rápida sucessão, mas acabou por deixar a equipa de José Mourinho reentrar na disputa.

47': As substituições «obrigam» Aursnes a jogar mais pelo meio nesta segunda parte, sendo que Ríos passa a atuar como médio mais recuado. Do outro lado, Mourinho muda de sistema para um 4-4-2, com Durán a acompanhar En-Nesyri na frente.

60': GOLO Fenerbahçe! Youssef En-Nesyri marca Youssef En-Nesyri marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)

A desmarcação diagonal de En-Nesyri foi encontrada por Szymanski, que fez o passe perfeito para isolar o companheiro. O marroquino finalizou com tranquilidade.

81': GOLO Benfica! Henrique Araújo marca Henrique Araújo marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)

A bola parada finalmente dá dividendos! Schjelderup bateu um livre para a zona lateral da área, onde Otamendi apareceu e cabeceou para uma zona mais central. Henrique Araújo, na sua primeira oportunidade, desviou para golo com a sola da bota!

Fim de Jogo: Vitória justa do Benfica, que se apresentou aos adeptos com muitas caras novas mas com um futebol bastante semelhante ao apresentado na campanha que terminou há apenas um mês. Bons sinais para quinta-feira, que trará o primeiro jogo oficial, frente ao rival lisboeta.