A cinco dias da tão aguardada final da Taça de Portugal, entre Benfica e Sporting, a companhia de seguros que patrocina a prova-rainha promoveu um evento que juntou duas glórias do futebol português, com passado em cada um dos rivais da Segunda Circular, e com um foco em comum: o fair-play.

«Em campo, somos todos iguais»: o slogan da campanha que resume o que deve ser a festa da Taça para Toni, vencedor de seis provas-rainha pelas águias. «A final da taça é a festa do futebol, com dois grandes clubes, duas grandes equipas a disputarem o último troféu da época», começou por dizer o antigo jogador e treinador: «É a festa do povo e espero que ela seja jogada dentro desse espírito do fair-play, com respeito. Penso que poderá ser um bom espetáculo porque tem tudo para o ser.»

«Houve o jogo na Luz, que acabou em empate. Foi um empate que foi melhor para o Sporting do que para o Benfica, mas penso que ao longo do jogo imperou esse fair-play. Peço que se faça essa transferência de aquilo que aconteceu na luz para o Jamor», acrescentou Toni, que pediu, ainda, que domingo seja um dia de festa: «Uma tarde de festa que vai começar não só às 17h15, mas vai começar bem cedo, onde as famílias se vão juntando e se vão vivendo ao longo do dia para depois assistirem à final. Dentro daquilo que é o fair-play. Em campo somos todos, não rivais, mas somos todos iguais.»

Também Ricardo Sá Pinto, que conquistou duas Taças pelo Sporting, partilhou o mesmo desejo que Toni: «É mais uma jornada que se espera uma grande festa, um dia muito bonito para o futebol português. Acima de tudo, o fair-play é fundamental no desporto, no futebol ou noutra modalidade. Seja no campeonato, numa Taça ou na UEFA Champions League, o fair-play tem de estar presente.»

«Que no final vença o 'fair-play'»

Representante da Generali Tranquilidade no evento, Miguel Reynolds Brandão, diretor de marca, fez um balanço da parceria entre a empresa e a Federação Portuguesa de Futebol: «É um balanço super positivo. Nós começámos o ano com a parceria com a Federação para as seleções. E, esta época, com a Taça de Portugal tem sido um ano muito engraçado. Temos levado os nossos agentes de norte a sul a acompanhar esta prova. Tem sido das Taças mais ricas dos últimos anos e portanto é com imenso orgulho que somos o principal apoiante da Taça de Portugal

«Não só a própria Taça de Portugal projeta a nossa marca, como nós também tentamos projetar todos os valores que achamos que deviam estar associados à Taça de Portugal e ao futebol. Em concreto, este ano, fruto também deste desfecho, que vamos ter uma final que não acontecia há 29 anos, vamos então tentar aqui puxar ao máximo por todos para nos unirmos pelo fair-play, porque, em campo somos todos iguais», acrescentou.

Por fim, revelou que a companhia de seguros irá continuar associada à prova rainha do futebol português e deixou o desejo para que, no domingo, o desportivismo reine: «Podemos já dizer que para o ano vamos continuar a ser os principais apoiantes da Taça de Portugal, tanto masculina como feminina.»

«Espero que sejamos todos iguais em campo, que corra tudo pelo melhor e que no final vença o fair-play, claro», concluiu.