É o fim de uma era na NBA e nos San Antonio Spurs. Segundo avança a ESPN, o lendário treinador Gregg Popovich irá abandonar o comando técnico dos texanos, ao fim de 28 anos.

Aos 76 anos e depois de ter enfrentado problemas de saúde, Popovich passará a dedicar-se exclusivamente ao cargo de presidente das operações de basquetebol da franquia, marcando o fim de uma era que transformou os Spurs numa das equipas mais tituladas da liga.

Uma carreira notável

Popovich começou a carreira nos Spurs como adjunto de Larry Brown, em 1988, tendo desempenhado essa função durante quatro épocas, antes de uma breve passagem nos Golden State Warriors.

Em dezembro de 1996, assumiu o comando da equipa. Depois de San Antonio ter falhado os playoffs nessa época e de ter conseguido a primeira escolha do draft, que seria Tim Duncan, Popovich conduziu os Spurs a 22 épocas consecutivas de playoffs, de 1998 a 2019, conseguindo ainda um registo de 50 vitórias em 18 campanhas consecutivas.

Com 1412 vitórias na temporada regular, é o treinador com mais triunfos na história da liga. Além disso, foi distinguido três vezes com o prémio de Treinador do Ano da NBA, igualando o recorde de Don Nelson e Pat Riley.

É o terceiro treinador de todos os tempos com mais vitórias nos playoffs e é um dos cinco a ganhar pelo menos cinco títulos, juntamente com Phil Jackson (11), Red Auerbach (nove), John Kundla (cinco) e Riley (cinco).

Popovich também liderou a seleção masculina dos EUA à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021.

Problemas de saúde

A 2 de novembro de 2024, Popovich sofreu um acidente vascular cerebral ligeiro, o que o afastou do banco durante o resto da temporada atual. Durante a sua ausência, o treinador-adjunto Mitch Johnson assumiu o cargo interinamente, conduzindo os Spurs a um registo de 31-45 .

A 27 de fevereiro, Popovich teve uma reunião emotiva com os jogadores dos Spurs e, na ocasião, declarou que não voltaria a treinar nesta temporada, mas que esperava voltar no futuro.

No entanto, mais recentemente, a 15 de abril, teve outro problema de saúde e teve de ser hospitalizado, após um incidente médico num restaurante em San Antonio. Apesar de progressos na recuperação, Popovich decidiu não retomar as funções de treinador principal, optando por concentrar-se na sua saúde e no novo papel executivo.

Legado

Popovich ficará para sempre como uma das figuras mais influentes da história da NBA. Popovich é considerado um dos pilares dos Spurs, o seu estilo de liderança, foco no coletivo e desenvolvimento de talentos como Tim Duncan, Manu Ginóbili, Tony Parker e Kawhi Leonard definiram uma era de sucesso sustentado em San Antonio, com campeonatos em 1999, 2003, 2005, 2007 e 2014.