Numa manhã de futebol no Estádio do Dragão, o FC Famalicão conseguiu uma vitória surpreendente por 1-0 contra o FC Porto, campeão nacional da III Divisão. O jogo, que contou para a Pré-Época 25/26, foi marcado por um equilíbrio notável, com ambas as equipas a demonstrarem períodos de domínio ao longo da partida.

A primeira parte terminou sem golos, apesar das várias oportunidades criadas por ambos os lados. O FC Porto mostrou-se forte nos lançamentos laterais, enquanto o FC Famalicão, ainda à espera de uma resolução sobre a sua situação na Liga BPI, contou com uma excelente atuação de Paige Peltier no ataque. No entanto, foi apenas na segunda parte que o marcador foi alterado.

O momento decisivo do jogo surgiu ao minuto 50, quando Inês Duarte, aproveitando um pontapé de canto batido por Matilde Silva, cabeceou para o fundo das redes de Cora Brendle, colocando o FC Famalicão em vantagem. Apesar de uma grande penalidade desperdiçada por Paige Peltier aos 58 minutos, o FC Famalicão conseguiu manter a liderança, mesmo após a expulsão de Jessica Hinton aos 67 minutos por acumulação de cartões amarelos.

Os últimos minutos foram de pressão intensa por parte do FC Porto, que tentou aproveitar a vantagem numérica, mas a defesa do FC Famalicão, liderada por uma inspirada Matilde Silva, conseguiu segurar o resultado. Com esta vitória, o FC Famalicão leva três pontos importantes para casa, enquanto o FC Porto reflete sobre as oportunidades perdidas.

Incidentes: O filme do jogo
32_img.png
Onze do FC Porto: Bárbara Marques, Ema Gonçalves, Joana Ferreira, Lara Filipe, Mariana Queirós, Caty Pereira, Eliza Turner, Angeline da Costa, Maria Ferreira, Cristina Ferreira, Lara Perruca
32_img.png
Onze do FC Famalicão: Daniela Araújo, Lexy Smith, Jessica Hinton, Laci Lewis, Paulina Solís, Inês Duarte, Matilde Silva, Andreia Freitas, Rita Dias, Paige Peltier, Karol Cardozo
10':
6_img.png
FC Porto: Lara Filipe bate o canto, quase consegue um golo olímpico, mas Jessica Hinton corta em cima da linha de golo!
14':
6_img.png
FC Famalicão: Paige Peltier chega à àrea, consegue ultrapassar Bárbara Marques, mas o cruzamento é aliviado por Lara Filipa! Passa paralelo à linha de golo.
20':
42_img.png
Jogo muito equilibrado no decorrer da primeira parte. Posse de bola repartida num duelo em que ambas as equipas já poderiam ter chegado ao golo. Nota para a importância de Paige Peltier no último terço famalicense, com muita capacidade nos duelos, mas também para a formação clara em que o FC Proto atua na construção de jogo e na transição.
44':
6_img.png
FC Famalicão: Rita Dias remata já na pequena área, no meio de alguma confusão, mas há defesa de Bárbara Marques!
Intervalo:
42_img.png
Duelo muito equilibrado no decorrer da primeira parte. Algumas ocasiões de golo parte a parte e um jogo entretido entre FC Porto e FC Famalicão. Se Lara Filipe teve a grande ocasião do lado portista, Rita Dias quase foi presenteada do lado famalicense.
50':
1_img.png
GOLO FC Famalicão! Inês Duarte marca

O FC Famalicão adianta-se no marcador! Matilde Silva bate o pontapé de canto e, dentro de área, Inês Duarte cabeceia para o fundo da baliza de Cora Brendle!

58':
18_img.png
Paige Peltier (FC Famalicão) falha a grande penalidade!
67':
4_img.png
Cartão vermelho para Jessica Hinton (FC Famalicão) por acumulação de amarelos.
70':
42_img.png
O FC Famalicão adiantou-se no marcador através de bola parada, mas, agora, enfrentará os últimos 20 minutos com menos um elemento em campo. O FC Porto está a demonstrar algumas dificuldades em chegar ao último terço, devido à alta pressão individual das famalicenses.
89':
6_img.png
FC Porto: Verónica Khudyakova cabeceia pouco ao lado da baliza, após cruzamento de Inês Oliveira.
90 +6':
6_img.png
FC Porto: Beatriz Amorim surge a cabecear ao segundo poste, após cruzamento de Adriana Semedo, mas a bola sai pouco por cima da baliza!
90 +8':
6_img.png
FC Porto: Beatriz Amorim surge na pequena área a desviar, após defesa incompleta de Palha, mas a bola sai ao lado!
Fim de Jogo:
42_img.png
O FC Porto fez de tudo para inverter o rumo dos acontecimentos, após o golo de Inês Duarte, mas não conseguiu. As famalicenses sorriem na apresentação portista, depois de uma exibição onde a bola parada foi rainha - e aguentaram o resultado até final, mesmo com menos um elemento em campo.