Martín Anselmi e o Cruz Azul chegaram a acordo quanto ao valor da indemnização devida pelo treinador pela sua saída do Cruz Azul, em janeiro passado. O emblema mexicano irá receber 3,5 milhões de dólares, ao câmbio atual, 3,1 milhões de euros, pela rescisão de Anselmi e da sua equipa técnica.

O acordo foi comunicado pelo FC Porto à CMVM: «A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD (“FC Porto”) informa que chegou a acordo com o Club de Fútbol Cruz Azul, S.A. de C.V. para a contratação do treinador principal Martin Anselmi, bem como da restante equipa técnica constituída por Diego Bottaioli, Esteban Darío, Facundo Julián, e Luis Pastur, pelo valor total de 3,1M€, colocando assim um ponto final no diferendo que existia relativamente ao processo de transferência da referida equipa técnica para o FC Porto.»

Vitória do departamento jurídico

Em março passado, o Cruz Azul apresentou uma queixa à FIFA contra Martín Anselmi e o FC Porto, sustentando que o argentino não pagara a cláusula de rescisão e que o FC Porto agira de má-fé. O emblema mexicano exigia 5 milhões de dólares (4,4 milhões de euros) da cláusula de rescisão, mais os impostos devidos, que ascendia a um total de 7 milhões de euros. Contudo, admitia ser ressarcido em 3,4 milhões de dólares (3,02 milhões de euros), o valor do contrato na altura da saída do treinador. O montante final a pagar acaba por representar uma vitória para o departamento jurídico do FC Porto, liderado por José Luís Andrade.

Recorde-se que Anselmi foi oficialmente apresentado como novo treinador do FC Porto em 27 de janeiro, uma decisão que gerou desconforto na direção do Cruz Azul, que acreditava que o contrato do treinador ainda estava em vigor e que por esse motivo deveria permanecer até ao final do torneio Clausura de 2025.