
Fábio China despediu-se esta quinta-feira dos adeptos do Marítimo na sua conta do Instagram. "Família verde-rubra, as despedidas nunca são fáceis. E esta não é exceção. Foram mais de 10 anos a vestir a camisola do Marítimo, com o mesmo orgulho desde o primeiro dia até ao último. Foi uma honra defender este emblema, com garra, dentro e fora de campo. Uma vez maritimista, para sempre verde-rubro!"
O lateral esquerdo esteve 10 anos ao serviço dos maritimistas, tendo disputado 240 jogos e marcado quatro golos. Com um começo na equipa C dos verde-rubros, em 2014/2015, foi-se impondo até chegar à formação principal maritimista. Na época de 2024/2025, o defesa madeirense participou em 24 partidas - 18 como titular e seis como suplente -, com um total de 1402 minutos, marcando dois golos e somando ainda três assistências.
O futuro de Fábio China ainda é desconhecido, se vai ou não continuar a pisar os relvados com o jogador, sendo certo que a direção dos "leões da Almirante Reis" já endereçaram um convite para ficar na estrutura do clube, havendo a possibilidade de vir a integrar a equipa técnica da formação de Sub-23, cujo o nome do treinador principal também ainda não foi divulgado. Os jovens futebolistas maritimistas cumpriram hoje os habituais exames médicos, aguardando para conhecer o timoneiro que os irá liderar.
Equipa principal com sessão dupla no Caldeirão
Naquele que foi o primeiro dia de trabalho sob a liderança do técnico Vítor Matos, que esteve presente no casamento de Diogo Jota na semana passada, mas não quis comentar a morte do jogador e do seu irmão, o plantel maritimista cumpriu dois treinos (um de manhã e outro à tarde) no Estádio do Marítimo, onde 25 jogadores marcaram presença. O único ausente foi o reforço Paulo Henrique (ex-Radomiak Radom - Polónia), que esteve a realizar os habituais exames médicos. Neste lote de futebolistas que começou a temporada estão dois jovens das camadas de formação verde-rubras: Rodrigo Vasconcelos (Sub-19) e Nélio Batista (Sub-17). O plantel cumpriu no treino da tarde um minuto de silêncio, um momento de respeito e emoção, em homenagem aos futebolistas Diogo Jota e André Silva.
A SAD maritimista continua a negociar a saída de três futebolistas, que desde janeiro deixaram de fazer parte do plantel principal: Pedro Empis, André Rodrigues e Cristian Ponde. Os dois últimos estiveram emprestados em clubes da 2.ª Liga. André Rodrigues vestiu a camisola da UD Oliveirense, enquanto Ponde envergou as cores do Feirense. Pedro Empis foi treinando na equipa B, pela qual ainda disputou três partidas.
Vitor Matos vai continuar a trabalhar com os seus pupilos na ilha da Madeira até à partida para o habitual estágio de pré-temporada, que irá realizar-se em Rio Maior, a partir de 10 de julho.
[artigo atualizado às 19:28]