Agora sim, está tudo pronto para o arranque do Europeu de kickboxing da WAKO! Este domingo, na véspera do início da competição, o imponente Velódromo Olímpico de Atenas recebeu a cerimónia de abertura, na qual Portugal esteve representado no desfile pelos atletas Catarina Dias, Ana Sofia Oliveira e Paulo Martins.

Com elementos das comitivas nas bancadas a criar um ambiente sempre especial, no centro do Velódromo viu-se um espectáculo de música, luz e ginástica, já depois dos principais dirigentes presentes terem deixado os seus discursos.

Adversários definidos

Para lá da cerimónia de abertura, o dia de hoje ficou ainda marcado pelo sorteio de todas as categorias, que definiu a sorte dos atletas portugueses presentes neste campeonato.

A propósito do sorteio, o selecionador Raúl Lemos assumiu que nesta fase tudo ainda é uma incógnita, mas confia que a equipa estará pronta para dar o seu melhor por Portugal. "Na prática acho que o sorteio correu bem. Mas, por exemplo, os atletas que estão na luta para ir aos World Games têm muitos adversários. Isso torna tudo mais difícil. Temos alguns que calharam já com atletas de ranking mais elevado, mas as perspetivas são boas", confessou-nos o técnico.

De resto, o técnico assumiu desejar que mais este campeonato, mais esta prova de valia ao nível internacional, possa ser o clique que falta para desbloquear todo o impasse relativo à modalidade em Portugal. "Estamos no caminho certo. A seguir os passos e procedimentos todos, não tem sentido esta situação não estar já resolvida em Portugal. Estamos com o COI, na nossa modalidade, a WAKO é a única federação internacional de kickboxing reconhecida, não se entende este impasse em Portugal. Faz todo o sentido continuarmos na nossa luta, basta ver a grandeza deste evento para se ver onde está a verdadeira alma do kickboxing. É uma pena que muitos atletas em Portugal não tenham a hipótese, dadas as circunstâncias, de poder ter acesso a uma prova destas e verem a grandeza deste nosso desporto".

"A WAKO é a única organização que tutela esta modalidade, que é o kickboxing. Cada vez está a crescer mais, mais atletas, está tudo com uma perspetiva elevadíssima por causa dos World Games, que não havia no meu tempo de atleta e Portugal não pode perder esta oportunidade, tem de estar na linha da frente da transformação global deste desporto. Está tudo a trabalhar muito bem, até falamos hoje nos meetings que tivemos de treinadores que a modalidade está a crescer, está a ficar mais tecnológica e evoluída em tudo o que a rodeia" afirmou Raul, ele que foi, recorde-se, o único atleta português na história a ganhar o título de 'Best fighter' duma competição destas. "Vai ser uma competição bem difícil e bem dura. E o que vem à frente também será. Todas as categorias estão fortíssimas, mas essas, as que apuram para os World Games, ainda mais. Mas estamos cá, estamos na linha da frente e só podemos prometer lutar e muito, por nós, pelos nossos e pelo nosso país".

A ação começa amanhã, a partir das 11 horas, e em Record poderá ficar a par de tudo.

O PROGRAMA DOS PORTUGUESES NO 1.º DIA

RINGUE

Ringue 1
- 5.º combate
K1 -75kg: Bassó Pires-Jordi Requejo Coronado (ESP)

- 18.º combate
K1 -67kg: Tiago Silva-Muhamet Deskaj (CRO)

- 27.º combate
K1 -71kg: Rudinildo Silva-Deividas Michnevicius (LTU)

Ringue 2
6.º combate
LK -63,5kg: Nuno Teixeira-Jeremy Sonn (FRA)

13.º combate
LK -67kg: Gabriel Passo Vilar-Alexandros Lazaridis (GRE)

17.º combate
LK -71kg: Bento Carvalho-Lazar Stupar (SRB)

Ringue 3
18.º combate
K1 -52kg: Ana Isabel Oliveira-Elena Cardoni (ITA)

22.º combate
K1 -60kg: Sofia Oliveira-Alexia Tsiga (GRE)

28.º combate
LK -52kg: Rita Novais-Saida Bukvic (SRB)

30.º combate
K1 -70kg: Catarina Dias-Maria Del Carmen Marquez (ESP)

TATAMI

Tatami 1
19.º combate
LC -69kg: Charlie Thomas-Heorhii Hubenok (UKR)

Tatami 2
7.º combate
KL -63kg: Miguel Gonçalves-Midas Dominguez (SUI)

14.º combate
KL -65kg: Ana Lopes-Ivana Radic (BIH)

Tatami 3
11.º combate
KL - 60kg: Charlie Thomas-Slawomir Malik (POL)