Os melhores surfistas portugueses foram convocados para representar a Seleção no Eurosurf 2025, que vai decorrer em Santa Cruz, Torres Vedras, segundo a lista esta quarta-feira divulgada pela federação, que quer renovar o título masculino e alcançar o feminino.

As representantes no quadro feminino são Francisca Veselko, Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins, que estão atualmente a competir no Ballito Pro, na África do Sul, a segunda etapa do circuito Challenger Series (CS), que dá acesso à elite da Liga Mundial de Surf (WSL).

Do lado dos homens, Afonso Antunes e Frederico Morais, ambos também presentes nas CS, e Guilherme Ribeiro, campeão em título da prova, foram os escolhidos pelo selecionador David Raimundo.

"Renovar o título masculino e conquistar o troféu feminino" são os objetivos expressos pelo técnico, em declarações reproduzidas no comunicado da Federação Portuguesa de Surf (FPS).

David Raimundo realçou ainda a "qualidade e a determinação" da Seleção, que tem feito história no surf europeu.

Portugal é o atual detentor do título europeu, conquistado no Eurosurf 2023 em Santa Cruz, numa edição que consagrou Guilherme Ribeiro como campeão individual.

A Seleção Nacional já havia também triunfado em 2017, na cidade de Bore, na Noruega.

O Eurosurf 2025 vai decorrer pela terceira vez consecutiva em Portugal, durante o Santa Cruz Ocean Spirit, em Torres Vedras, e contará cerca de 150 atletas de equipas oriundas de mais de 16 países, tendo a FPS revelado que está prevista a adesão à prova de mais de 20 mil espectadores.

A convocatória vai ficar completa com a designação dos atletas de longboard, um na seleção masculina e outra na seleção feminina, que vão ser anunciados em breve, segundo a entidade.