
O base Diogo Ventura, titular em dois dos três jogos lusos no Eurobasket'2025, lembrou este domingo que o objetivo da seleção portuguesa está "intacto", na ressaca da pesada derrota com a Turquia e antes do embate com a Letónia.
"Aspirações intactas? Sim, claramente. Acho que nós ganhámos o jogo que supostamente deveríamos ter ganhado", frisou à agência Lusa o jogador do Sporting, lembrando a entrada a ganhar, face à República Checa (62-50).
Entretanto, seguiram-se derrotas previsíveis, frente à Sérvia (69-80) e, por números expressivos (54-95), face à Turquia, duas seleções candidatas ao título.
"Sabemos que a Sérvia e a Turquia são seleções de outro patamar, não há como esconder. Nós não estamos ao nível deles. Acreditamos que podemos competir, como competimos com a Sérvia, mas basta ter um dia mau e pode acontecer o que aconteceu com a Turquia", reconheceu o internacional luso.
De acordo com Diogo Ventura, a questão física poderá ter pesado, em jogos em dias consecutivos face a duas seleções muito poderosas.
"Se a questão física pesou? Claro que sim. Nós apanhámos as duas seleções mais fortes em dois dias seguidos", lembrou à Lusa o base português, que soma 59 jogos na seleção principal.
Na matemática lusa, rumo aos 'oitavos', não estava, aliás, vencer qualquer destes jogos: "Nós tínhamos isso em conta, Mas o nosso objetivo está intacto e vamos por ele até ao fim".
De acordo com o base português, não há tempo para pensar no que já passou: "Isto é uma competição em que há jogos uns atrás dos outros e, portanto, nem quando ganhamos podemos ficar demasiado contentes, nem quando perdemos podemos ficar demasiado tristes".
"Já estamos a pensar no próximo jogo, já analisámos o que podíamos ter feito melhor no jogo contra a Turquia, mas já passou, não há nada a fazer quanto a isso e queremos já ganhar o próximo jogo", frisou o '9' da equipa das 'quinas'.
O jogo com a Letónia também vai ser, porém, complicado, até porque a equipa da casa vai contar com o forte apoio do público, que encherá, certamente, a Xiaomi Arena, em Riga.
"Tem sempre influência. Jogar com um pavilhão cheio, com 11 mil pessoas a puxar pela equipa, ajuda sempre. Mas, já jogámos em duas ou três situações nestes ambientes e a equipa agiganta-se e as coisas correm bem", lembrou, finalizando: "Estamos muito confiantes que vamos conseguir fazer bem as coisas".
O encontro entre a coanfitriã Letónia e Portugal, da quarta jornada do Grupo A do Eurobasket2025, está marcado para segunda-feira, pelas 18:00 locais (16:00 em Lisboa), na Xiaomi Arena, em Riga.