
- Reações à morte de Diogo Jota
- O que se sabe sobre o acidente que matou Diogo Jota (com vídeo)
- Perfil de Diogo Jota
- Diogo Jota (1996-2025): as imagens de uma carreira conquistada a pulso - e sempre a subir
Diogo Jota, internacional português e jogador do Liverpool, morreu esta madrugada. O futebolista de 28 anos não sobreviveu após um acidente de viação em Zamora, em Espanha, segundo noticia o jornal "Marca" e confirmou a Tribuna Expresso com fonte da Federação Portuguesa de Futebol
De acordo com o que as autoridades já informaram, o carro de Jota despistou-se na estrada A-52, perto de Palacios de Sanabria, zona próxima da fronteira com Portugal. Em seguida, desencadeou-se um incêndio. Também na viatura seguia André Silva, irmão de Jota e jogador do Penafiel de 25 anos, que também não sobreviveu. Na temporada passada, André Silva realizou 32 desafios na II Liga.
Diogo Jota, de 28 anos, foi 49 vezes internacional português. Tinha acabado de fazer parte da seleção nacional que venceu a Liga das Nações. Luís Montenegrojá reagiu à notícia, classificando-a como "inesperada e trágica", num "dia triste para o futebol e para o desporto nacional e internacional".
Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, também já escreveu uma mensagem nas redes sociais. "Diogo Jota era uma extraordinária pessoa, respeitado por todos os colegas e adversários, alguém com uma alegria contagiante e referência na própria comunidade", sublinha Proença. "Perdemos dois campeões. O desaparecimento de Diogo e André Silva representam perdas irreparáveis para o futebol português e tudo faremos para, diariamente, honrar o seu legado", escreve o dirigente.
Avançado que surgiu, ainda adolescente, no Paços de Ferreira, tendo sido lançado por Paulo Fonseca, Diogo Jota destacou-se nos castores bastante jovem. Marcou 18 golos em 47 partidas pelo clube, sendo transferido para o Atlético de Madrid, emblema que nunca chegou a representar. Os espanhóis cederam-no, em 2016/17, ao FC Porto, antes de rumar ao Wolverhampton, onde começaria uma muito feliz carreira em Inglaterra.
Autor de 44 golos em 131 encontros pelo Wolves, destacou-se na Premier League e, em 2020, foi comprado pelo Liverpool. Com a camisola de um dos principais clubes do planeta, Jota fez 65 golos em 182 jogos. Na temporada que há pouco terminou, ajudou os reds a vencerem a liga inglesa.
Ao serviço da seleção, o avançado esteve presente nos Europeus de 2020 e 2024. Marcou 14 golos por Portugal, sendo o 16.º melhor marcador da história da equipa nacional. O último encontro que disputou na carreira foi o Portugal-Espanha, a 8 de junho, na final da Liga das Nações. Depois desse jogo, Diogo Jota casou-se com Rute Cardoso, com quem teve três filhos.