A viver um excelente momento na temporada, o Cruzeiro de Leonardo Jardim entrou na luta pela liderança do Campeonato Brasileiro, na madrugada deste domingo, com uma notável atuação diante do Fortaleza, no Castelão. Com Gabigol a servir de assistente, a equipa mineira impôs-se e venceu por 0-2.

Esta foi a quarta vitória do Cruzeiro nas últimas cinco jornadas. O Cabuloso ocupa agora a terceira posição do Brasileirão, com 20 pontos e a dois do líder Palmeiras. Por sua vez, o instável Fortaleza encontra-se na 16ª posição, com dez pontos.

Cabuloso domina completamente

Mesmo jogando fora de casa, o Cruzeiro dominou o jogo desde os primeiros minutos e não permitiu que o Fortaleza jogasse. A primeira oportunidade surgiu logo ao terceiro minuto, quando João Ricardo fez três defesas consecutivas para salvar o Tricolor. Pouco depois, Marquinhos combinou com Gabigol e serviu Kaio Jorge, que rematou dentro da área e falhou o alvo por pouco.

O número de remates do Cruzeiro foi elevado desde o início, empurrando o Fortaleza para a sua área defensiva e sem sofrer com qualquer avanço da equipa nordestina. Faltou apenas um pouco mais de precisão ao conjunto mineiro para abrir o marcador.

Após um forte início do Cruzeiro, o Fortaleza conseguiu defender-se melhor e negar espaços, apesar de continuar sem eficácia ofensiva. O domínio mineiro então transformou-se em golo. Aos 34', William colocou a bola em Gabigol, que preparou lindamente de primeira para Kaio Jorge e este, perante o golo, rematou na saída de João Ricardo e fez balançar a rede.

O golo sofrido acionou um sinal de alerta no Fortaleza, que finalmente conseguiu atacar com alguma qualidade, embora sem somar remates perigosos. Os adeptos presentes no Castelão mostravam-se impaciente com a postura e o Cruzeiro aplicou novo golpe. Aos 41', Lucas Silva recebeu de Gabigol, fintou dentro da área e rematou de pé esquerdo para o canto superior.

Tricolor não reage

Com a fraca atuação no primeiro tempo, o técnico Vojvoda voltou para a segunda parte com três substituições no Fortaleza. O Tricolor conseguiu maior posse de bola e rematou de fora da área, com Tinga e Lucero, sem acertar o alvo em ambas as ocasiões.

O Fortaleza passou a dominar as ações do jogo e teve mais bola, trocando passes curtos e procurando espaços no ataque. Aos 64', Tinga assistiu Pikachu, que rematou colocado e a bola passou perto da trave. Do outro lado, o Cruzeiro não criou novas oportunidades, mas também pouco sofreu.

Depois de ter a posse de forma improdutiva por muito tempo, o Fortaleza esteve perto de marcar pela primeira vez aos 73 minutos, quando Breno Lopes cruzou da esquerda para Lucero, que cabeceou alto, e Cássio fez uma grande defesa. Aos 79', o Cruzeiro rematou pela primeira vez na segunda parte - Kaio Jorge, em contra-ataque, chutou por cima do guarda-redes.

Se a situação do Fortaleza já era difícil, piorou ainda mais aos 83 minutos, quando Pedro Augusto - que entrou na segunda parte - recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com um a mais, o Cruzeiro quase ampliou num cabeceamento de Kaiki após um pontapé de canto, que rasou a trave. A reta final foi aberta, mas a vitória mineira já estava assegurada.