
O Benfica tem boa equipa, mas o Sporting tem... Gyokeres. Esta é uma frase que o caro leitor, por certo, já ouviu nos últimos dias em todas as conversas nas quais o dérbi é tema em debate. É ele o elemento desequilibrador. A peça que faz toda a diferença. A maior esperança dos leões, a maior ameaça das águias. Recuando no tempo muitos foram os avançados que passaram por Alvalade e deixaram saudades. Que marcaram uma era. Alguns deles com a consagração no dérbi sobre o eterno rival. Tudo isso é verdade, mas provavelmente, nenhum com o impacto deste sueco que soma impressionantes 95 golos em 99 jogos oficiais.
São os jogos mais importantes para o adepto, o jogo que querem ganhar todas as épocas. Nunca é de vida ou morte, mas reitero, os dérbis são para ganhar!
Esse mérito é reconhecido por todos. E quando estamos a poucas horas de um inédito dérbi que poderá consagrar o novo campeão, A BOLA falou com um avançado que está bem presente na memória dos adeptos pelas exibições e golos que assinou no seu percurso em Alvalade: falamos de Beto Acosta. Um homem-golo que hoje, através do nosso jornal, faz uma vénia ao homem de todos os golos, Gyokeres. O ás de trunfo que pode decidir o jogo de amanhã, o avançado capaz de ganhar... sozinho.
Beto Acosta, antigo atacante argentino, hoje com 58 anos, internacional em 19 ocasiões, que somou 48 golos em 99 partidas. Desses 48, três deles foram ao Benfica. Chegou a Alvalade já com 32 anos e por ali permaneceu duas épocas e meia. Saiu com um título nacional e uma Supertaça e nunca mais esqueceu o clube.
«Nesta partida espero o melhor e o melhor é a vitória do Sporting! [risos]. Vai ser um jogo muito difícil, é uma final, mas as finais não se jogam, ganham-se. Desejo sempre o melhor para o meu querido Sporting», começa por dizer o argentino, destacando todo o ambiente que se vive antes de um dérbi: «São os jogos mais importantes para o adepto, o jogo que querem ganhar todas as épocas. Nunca é de vida ou morte, mas reitero, os dérbis são para ganhar! Quando jogas contra o Benfica sentes sempre que é o jogo mais importante da temporada.»
Depois... Gyokeres. Acosta não esconde a admiração por tudo o que o sueco tem feito.
«É um grandíssimo jogador e, mais importante, um grandíssimo goleador. Espero que possa marcar no dérbi, mas mais importante será a vitória do Sporting», reforça.