O japonês Connor O'Leary e a havaiana Gabriela Bryan conquistaram, esta sexta-feira, o triunfo no Open J-Bay, décima e penúltima etapa da temporada regular do circuito mundial de 2025. Esta foi uma vitória marcante para O'Leary, que se estreou a vencer no Tour, aos 31 anos.

O surfista de origem australiana, mas que atualmente compete pelo Japão, foi a grande surpresa do dia final, ao começar por bater o australiano Ethan Ewing nos quartos-de-final, seguindo-se um triunfo frente ao brasileiro Filipe Toledo nas meias-finais, com direito a nota 10.

Na final, O'Leary teve pela frente o brasileiro Yago Dora, que durante o evento sul-africano assumiu a liderança do ranking mundial. Com 15,67 pontos contra 14,23 de Dora, Connor O'Leary assegurou o triunfo nas míticas direitas de Jeffreys Bay.

Um triunfo que valeu uma subida de quatro posições no ranking, com O'Leary agora no 11.º posto. No top 5 que dá acesso à finalíssima de Fiji, onde se irá discutir o título mundial, a única mudança foi a subida de Yago Dora ao 1.º posto e a descida do sul-africano Jordy Smith à vice-liderança. O japonês Kanoa Igarashi continua na 3.ª posição, enquanto o brasileiro Italo Ferreira e Ethan Ewing seguem na 4.ª e 5.ª posição, respetivamente.

A apenas uma etapa do final da temporada regular, que irá terminar em Teahupoo, no Taiti, no próximo mês, o brasileiro Filipe Toledo (7.º) e o norte-americano Griffin Colapinto (6.º) assumem-se como as maiores ameaças aos lugares do top 5 mundial.

No lado feminino, Gabriela Bryan conquistou a terceira etapa na temporada e a quarta da carreira, depois de este ano já ter vencido em El Salvador e Margaret River, após uma final em que enfrentou a australiana e líder mundial Molly Picklum.

Bryan tinha eliminado nos quartos-de-final a australiana Tyler Wright, vencendo depois a norte-americana Caroline Marks nas meias-finais. Na grande final, foi já perto do fim que a havaiana apanhou uma onda que lhe valeu o triunfo por somente 0,26 pontos, com 13,60 pontos contra 13,34 de Picklum.

Apesar da derrota na final, a australiana Molly Picklum manteve a liderança do ranking mundial feminina, agora com Gabriela Bryan a menos de 3 mil pontos de distância. A norte-americana e campeã mundial em título Caitlin Simmers (3.ª), a australiana Isabella Nichols (4.ª) e a havaiana Bettylou Sakura Johnson (5.ª) fecham o top 5, com Caroline Marks (6.ª) à espreita e ainda com esperança para garantir um lugar no top 5 na etapa final.