
A Finlândia começou o Campeonato Europeu de 2025 da melhor forma e a surpreender, ao vencer a Islândia por 1-0 no jogo inaugural da prova e do Grupo A. Foi a primeira vitória finlandesa numa fase final da prova desde 2009.
A verdade é que a Islândia apresentou um desempenho pouco inspirado na primeira parte. As finlandesas assumiram o controlo do jogo nos minutos iniciais, com Katariina Kosola a ser uma ameaça constante para a defesa adversária.
Kosola teve duas ocasiões claras, tentando rematar para o ângulo superior direito após arrancadas pela esquerda, mas a guarda-redes islandesa Cecilia Runarsdottir fez defesas importantes. As islandesas tentaram responder antes do intervalo, mas a defesa adversária conseguiu anular as investidas.
Na segunda parte, a Islândia sofreu uma baixa importante com a saída por lesão da capitã Glodis Viggosdottir. Mesmo assim, as islandesas continuaram a pressionar, mas a expulsão de Hildur Antonsdottir por acumulação de amarelos complicou ainda mais a situação da equipa.
Com superioridade numérica, a Finlândia aproveitou para aumentar a pressão ofensiva. Eveliina Summanen serviu Kosola, que finalmente conseguiu marcar com um remate colocado ao canto superior da baliza, fixando o resultado em 1-0.
Esta vitória dá à Finlândia três pontos importantes e um arranque perfeito, na esperança de melhorar os resultados das últimas edições, em que nunca passaram da fase de grupos. O próximo desafio será contra a Noruega, em Sion, no domingo, antes do último jogo do grupo frente à seleção anfitriã. Já a Islândia enfrentará a Suíça na próxima jornada.