
A corrida principal da oitava ronda da temporada de Fórmula 3 foi cancelada devido à forte chuva que atingiu o circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, pela manhã deste domingo.
A volta de aquecimento começou conforme programado, mas atrás do safety car, e ainda antes de estar completa uma volta, o diretor de corrida mostrou a bandeira vermelha após dois incidentes separados, logo no primeiro setor.
Primeiro, Jamie Hedley rodou na zona Eau Rouge e bateu nas barreiras de proteção na saída da Raidillon. O britânico conseguiu ligar novamente o carro e continuar, mas o mesmo não se pode dizer de Brando Badoer.
O italiano embateu no desprevenido Tim Tramnitz na reta da Kemmel, destruindo a sua suspensão dianteira esquerda. Isto tirou Badoer da corrida, enquanto Tramnitz conseguiu continuar e voltar às boxes, mas também acabou por abandonar. O incidente entre os dois foi semelhante ao que aconteceu entre Andrea Kimi Antonelli e Isack Hadjar na corrida de Fórmula 1 do Grande Prémio da Grã-Bretanha, há três semanas.
Enquanto os carros estavam parados na pit lane, o controlo de corrida enviou o carro médico para inspecionar a pista, mas até este teve dificuldades com a quantidade de água em algumas partes do circuito. Apesar disso, após uma espera de aproximadamente meia hora, a corrida foi reiniciada, novamente atrás do safety car.
Logo na primeira volta após o regresso dos carros à pista, Nikola Tsolov quase foi abalroado pelo companheiro de equipa, Tasanapol Inthraphuvasak, na pequena reta entre Malmedy e Bruxelas, numa situação semelhante à anteriormente registada entre Badoer e Tramnitz anteriormente.
Na volta seguinte, o diretor de corrida interrompeu a corrida pela segunda vez com bandeira vermelha, devido à baixa visibilidade causada pela água. Tendo em conta o pouco tempo restante até ao final obrigatório da corrida, esta não foi retomada. Como os pilotos não completaram nenhuma volta com bandeira verde, ninguém recebeu pontos.
Assim, a diferença entre Tsolov e Rafael Câmara na luta pelo título permanece em 28 pontos, a favor do brasileiro, antes das duas rondas finais da temporada. A primeira delas será disputada na próxima semana, no circuito de Hungaroring, perto de Budapeste.