"Dizem que só perdemos as pessoas quando nos esquecemos delas. Eu nunca te vou esquecer!". Foram estas palavras que, acompanhadas por um fundo preto, Ruben Neves utilizou para reagir à morte de Diogo Jota. Companheiro do avançado nos sub-21, na seleção principal, no FC Porto e no Liverpool, Neves foi um dos jogadores que mais vezes atuou ao lado de Jota.

Também o FC Porto já reagiu. "Dizendo-se "de luto", os dragões expressaram "choque e profundo pesar" pela notícia. Além de Diogo Jota, também André Silva, igualmente falecido, representou os azuis e brancos, no caso nos escalões de formação.

Outro dos principais clubes nacionais, o Sporting, indica que "o mundo do futebol ficou mais pobre". Os leões também manifestam "pesar" pela notícia.

Luís Montenegro foi dos primeiros a lamentar a tragédia. "A notícia da morte de Diogo Jota, um atleta que muito honrou o nome de Portugal, e do seu irmão é inesperada e trágica. Deixo aos familiares as mais sentidas condolências. É um dia triste para o futebol e para o desporto nacional e internacional", escreveu o Primeiro-Ministro nas redes sociais.

A Federação Portuguesa de futebol lamenta a perda de uma "uma extraordinária pessoa, respeitado por todos os colegas e adversários, alguém com uma alegria contagiante e referência na própria comunidade". A FPF pediu à UEFA que, antes do encontro contra a Espanha, na primeira jornada do Europeu feminino, haja um minuto de silêncio. "Perdemos dois campeões. O desaparecimento de Diogo e de André Silva representam perdas irreparáveis para o Futebol Português e tudo faremos para, diariamente, honrar o seu legado", garante a entidade presidida por Pedro Proença.

Reações também do outro lado do Atlântico, com o Santos a lamentar "profundamente o falecimento do atacante português Diogo Jota e de seu irmão, também futebolista, André Silva, vítimas de um acidente de carro". O clube brasileiro fala de um "dia muito triste para o desporto". "Os nossos sentimentos aos familiares, amigos e admiradores dos atletas do Liverpool e do Penafiel". O Nápoles também já enviou "condolências" à família e ao Liverpool.

Já Paulo Futre escreveu, no Instagram, que está "devastado", partilhando que "o futebol e Portugal estão de luto".