
Terminou a contagem dos votos dos emigrantes para as eleições legislativas. O Chega foi o grande vencedor, ao reunir 26,15% dos votos. Desta forma, o partido encabeçado por André Ventura elegeu dois dos quatro deputados ainda em disputa e ultrapassou o PS.
Apesar de ter somado menos 4313 votos do que o Partido Socialista, o Chega conseguiu eleger mais dois deputados para se estabelecer como a segunda força política com maior representação parlamentar (60).
Em 2019, André Ventura era o único deputado do Chega com assento parlamentar. Seis anos depois, terá a companhia de mais 59. O jurista de 49 anos já reagiu aos resultados finais, autoproclamando-se o «líder da oposição».
A hecatombe sofrida pelo PS nestas eleições, que custou o cargo de secretário-geral a Pedro Nuno Santos, refletiu-se nos votos da emigração. Os socialistas perderam o deputado que tinham elegido pelo círculo da Europa em 2024.
Por outro lado, o PSD elegeu dois deputados pelos círculos da Europa e fora da Europa e cimentou a vitória conquistada a 18 de maio. O partido encabeçado por Luís Montenegro passa a somar 88 deputados, mais nove em relação a 2024. Os sociais-democratas prosseguem as negociações para formar governo.