
O próximo Grande Prémio da Áustria promete ser um espetáculo emocionante, com as equipas de F1 a enfrentarem decisões estratégicas críticas que podem determinar os resultados da corrida.
A Pirelli, o fornecedor oficial de pneus, sugeriu que uma estratégia de duas paragens pode ser a fórmula vencedora para a corrida, mas nada é certo no mundo de alta pressão da Fórmula 1. Lando Norris, após uma performance notável na qualificação, liderará a corrida a partir da pole position no Red Bull Ring. Surpreendentemente, é Charles Leclerc da Ferrari quem se alinha ao seu lado na primeira fila, deixando o líder do campeonato, Oscar Piastri, em terceiro lugar ao lado de Lewis Hamilton.
À medida que a corrida se prepara para começar em temperaturas escaldantes com altas temperaturas na pista, a degradação dos pneus deverá desempenhar um papel crucial. A Pirelli sugere que começar com o composto médio é o caminho a seguir para os quatro cenários preferidos. As equipas terão então de tomar decisões estratégicas sobre a gestão dos pneus, com uma estratégia de duas paragens a ser a rota mais provável para o sucesso.
Embora a abordagem típica envolva uma mudança para pneus duros antes de um último período com médios, estão a ser consideradas estratégias alternativas. Alguns pilotos podem optar por outro conjunto de médios antes de terminar com duros, ou poderão ultrapassar os limites ao prolongar a utilização dos duros no período intermédio e, em seguida, mudar para suaves para um sprint tardio.
Curiosamente, a Haas destaca-se como a única equipa com dois novos conjuntos de pneus duros, indicando uma possível abordagem diferente à estratégia de pneus. O responsável da Pirelli para a F1, Mario Isola, até levantou a possibilidade de uma estratégia de três paragens, embora pareça menos provável sem a intervenção do carro de segurança.
Isola enfatizou: “A estratégia mais rápida no papel continua a ser a de duas paragens, que é médio, duro, médio novamente. Uma estratégia de uma paragem pode ser sete segundos mais lenta do que uma de duas paragens, e uma de três paragens, embora ligeiramente mais lenta, pode ser uma opção dependendo do nível de degradação dos pneus.”
O palco está preparado para uma batalha intensa e estratégica na pista, enquanto as equipas pesam as suas opções e os pilotos ultrapassam os limites na busca pela vitória. Fique atento ao que promete ser um emocionante Grande Prémio da Áustria, repleto de ação carregada de adrenalina e jogadas estratégicas.