Antecipando a entrada de uma nova disciplina do Remo no programa dos Jogos Olímpicos de 2028, Portugal recebe a elite da modalidade, durante o fim-de-semana (19 e 20 de julho). A praia de Paço de Arcos, em Oeiras, será o centro nevrálgico da regata 1924 Pharoes e vai mostrar toda a dinâmica dos "Beach Sprints". Estão presentes 187 atletas em representação de 13 seleções.

Os próximos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 assinalam a estreia de uma nova disciplina no desporto do Remo - os Beach Sprints. Trata-se de uma autêntica revolução para a segunda maior modalidade do programa olímpico, criando uma dinâmica onde o espetáculo é parte inerente: as regatas disputam-se na praia e arrancam com os participantes a correr para os respetivos barcos. Segue-se uma prova contra relógio de apenas 500 metros navegando em slalom através de três boias. A competição termina onde começou, na linha de meta montada no areal.

Portugal está sintonizado com esta nova dinâmica e vai receber, já este fim-de-semana, 13 seleções nacionais para a disputa da regata "1924 Pharoes Beach Sprints International Trophy". O palco escolhido foi a praia de Paço de Arcos, em Oeiras, onde será montada a pista da regata e todo o dispositivo logístico de apoio. As regatas vão ser disputadas por 187 atletas em representação das seleções nacionais de 13 países: Portugal, Espanha, Suíça, Lituânia, Chéquia, Turquia, China, Áustria, Arábia Saudita, Letónia, Itália, Peru e Noruega - com destaque para as duas equipas Campeãs do Mundo de Beach Sprints, o 1X feminino (Áustria) e o 2X masculino (Lituânia). Na praia estarão barcos individuais (1X) e de dois remadores (2X), preparados para navegar em águas agitadas.

O Presidente da Federação Portuguesa de Remo, Luís Faria, aproveitou o momento para anunciar a candidatura lusa à organização do Campeonato do Mundo de Remo de Mar (Beach Sprints), em 2027: "O nosso país tem excelentes condições para a prática desta nova disciplina e estamos confiantes das reais possibilidades de receber o Campeonato do Mundo de Remo de Mar em 2027. É um evento da maior importância, que irá decidir o apuramento das equipas para os Jogos Olímpicos de 2028".

A competição decorre sob a égide da Federação Portuguesa de Remo e conta com o apoio da Marinha Portuguesa, assinalando os 100 anos da Direcção de Faróis.