A campeã em título Espanha foi esta quinta-feira sensacionalmente afastada dos 'oitavos' do Eurobasket'2025, escrevendo a pior participação da sua história, ao perder com a Grécia por 90-86, depois de ser vítima do triunfo da Bósnia-Herzegovina sobre a Geórgia.

À entrada para a última jornada do Grupo C, os espanhóis necessitavam de vencer ou do triunfo dos georgianos, mas tudo correu ao contrário e quem se impôs foram os helénicos e os bósnios, que ganharam por 84-76.

Desta forma, a Espanha está fora do Europeu, depois de sete pódios consecutivos, incluindo os títulos de 2009, 2011, 2015 e 2012, e 20 presenças seguidos no top 6, desde 1981, sendo que a pior classificação era o 15.º posto de 1959.

O 'cinco' do galardoado Sergio Scariolo fez agora pior, acabando, desgraçadamente, no quinto lugar do Grupo C, conquistado precisamente pela Grécia, com nove pontos, os mesmo da Itália, mais um do que a Bósnia-Herzegovina e dois em relação à Geórgia, que ficou igualada com os espanhóis, ficando na frente pelo confronto direto (83-69).

De regresso, Giannis Antetokounmpo liderou os gregos, com 25 pontos, 14 ressaltos e nove assistências, tendo a preciosa ajuda de Tyler Dorsey, com 22 pontos.

Nos espanhóis, que chegaram ao intervalo a perder por 15 pontos, deram a volta na segunda parte, mas falharam no final, destaque para os 'miúdos' Mario Saint-Supery (13 pontos) e Sérgio De Larrea (seis pontos e seis assistências).

Antes, os bósnios impuseram-se aos georgianos com 15 pontos e 12 ressaltos de Jusuf Nurkic, 15 pontos e cinco assistências de John Robinson e 11 pontos e oito assistências de Edin Atic, contra 20 pontos de Alexander Mamukelashvili.

Por seu lado, a Itália 'passeou' face ao coanfitrião Chipre (89-54), que se despediu com as anunciadas cinco derrotas, num embate em que se destacou Matteo Spagnolo, com 13 pontos, sete ressaltos e cinco assistências.

No que respeita ao Grupo D, o destaque do dia vai, uma vez mais, para Luka Doncic, que carregou a Eslovénia para um terceiro triunfo, sobre Israel (106-96), ao somar 37 pontos, com 11 em 21 nos 'tiros' de campo, 11 ressaltos, nove assistências e três roubos de bola, em 33.39 minutos.

O base dos Los Angeles Lakers superou a batalha com o israelita Deni Avdija, extremo dos Portland Trail Blazers, que terminou o embate com 34 pontos e nove ressaltos.

Nos outros jogos, destaque para o desaire, sem consequências, por 70-69 da coanfitriã Polónia face à eliminada Bélgica, liderada por 19 pontos de Emmanuele Lecomte e 10 pontos e sete ressaltos de Hans Vanwun.

Quanto ao outro embate, não teve história, já que a França superou a Islândia por 40 pontos (114-74), com oito jogadores a somarem 10 ou mais pontos, entre os quais Zaccharie Risacher, autor de 15 e sete ressaltos.

Na classificação, a França acabou primeira, com nove pontos, com a Polónia em segundo, a Eslovénia em terceiro e Israel em quarto, todas com oito. A Bélgica, com sete, e a Islândia, estão fora do Eurobasket'2025.

Depois de um dia de descanso, os 'oitavos' arrancam no sábado, com os jogos Turquia-Suécia, Alemanha-Portuhgal, Lituânia-Letónia e Sérvia-Finlândia, e fecham no domingo, com os embates Grécia-Israel, França-Geórgia, Itália-Eslovénia e Polónia-Bósnia-Herzegovina.