
O Dérbi da Invicta está aí à porta e também pode ser decisivo para as contas do campeonato. Numa jornada que fica marcada pelo confronto entre Benfica e Sporting, que pode decidir o campeão, Boavista e Porto, na luta por diferentes objetivos, vão, com certeza, querer somar pontos.
Se há pouco mais de que duas décadas este encontro poderia estar a discutir a liderança da Liga, atualmente o figurino é totalmente diferente. As panteras estão no 16º lugar da Liga Portugal Betclic e esperam conseguir fugir à descida direta, nesta que tem sido uma época de imensas dificuldades. Os dragões ocupam o terceiro posto e vão tentar segurar esta posição com unhas e dentes.
Começando pelos residentes no Estádio do Bessa: após uma vitória bastante importante frente ao AFS, por 1-2, os axadrezados saíram da zona profunda da tabela e já respiram melhor. O triunfo foi sofrido, tendo mesmo sido necessária uma cambalhota no marcador. Diaby foi o herói da partida, ao apontar um importantíssimo golo aos 89'.
61 Jogos, 15V 11E 35D (DG: 57-114)
Últimos Resultados:
23/24: BFC 1-1 FCP
22/23: BFC 1-4 FCP
21/22: BFC 0-1 FCP
/21: BFC 0-5 FCP
/: BFC 0-1 FCP
ver mais >>
Para esta partida, Stuart Baxter recupera Miguel Reisinho, médio que esteve ausente do último desafio por estar a cumprir uma série de amarelos. Por isto mesmo, Van Ginkel, em sub-rendimento, poderá ser preterido, para que o médio português entre nas opções.
Desde o regresso à I Liga, o histórico neste dérbi não tem sido simpático para o Boavista. Sendo que regressou à elite do futebol português em 2014/2015, a turma do Bessa, em casa, não vence o FC Porto desde 2007/2008. No seu reduto, a última vez que o emblema boavisteiro arrancou pontos ao FC Porto foi mesmo na época transata, com um empate (1-1).
O FC Porto, no papel de visitante, vai recuperar Alan Varela para esta partida. O centrocampista argentino, à imagem de Reisinho, cumpriu castigo diante do Moreirense e poderá mesmo ser opção para Martin Anselmi. Nessa partida frente aos cónegos, os azuis e brancos triunfaram por 3-1 e conseguiram, face a um tropeção do SC Braga, recuperar o terceiro lugar.
Na antecâmara desta partida, o treinador argentino recusou adjetivar mesma como um fator de «vida ou morte», justificando que esses termos ficam guardados para coisas mais importantes. Ainda nesta conferência, trouxe boas notícias para os adeptos do FC Porto: é provável que Diogo Costa esteja apto para o desafio, após ter falhado duas partidas por lesão.
Recorde-se que, na primeira volta do campeonato, os azuis e brancos receberam o Boavista e acabaram por conquistar uma vitória folgada: 4-0, numa altura em que Vítor Bruno, antecessor de Anselmi, ainda era o treinador que estava sentado no banco.
Onzes Prováveis
Boavista: Tomas Vaclík, Osman Kakay, Sidoine Fogning, Rodrigo Abascal, Filipe Ferreira, Joel Silva, Sebastián Pérez, Salvador Agra, Miguel Reisinho, Abdoulay Diaby, Róbert Bozenik
FC Porto: Cláudio Ramos, Zé Pedro, Nehuén Pérez, Iván Marcano, João Mário, Fábio Vieira, Alan Varela, Francisco Moura, Pepê, Samu, Rodrigo Mora