Charlotte Dujardin, campeã olímpica que soma seis medalhas - três de ouro -, foi expulsa dos Jogos Olímpicos de Paris depois de ter chicoteado um cavalo mais de 24 vezes num minuto. A atleta britânica, que ia competir na modalidade de “dressage” individual, foi suspensa por seis meses pela Federação Equestre Internacional.

A expulsão tem origem num vídeo que está a circular nas redes sociais e que foi divulgado por meios de comunicação britânicos, que mostra Charlotte Dujardin a chicotear o cavalo de uma aluna, que, anos depois, decidiu avançar com uma denúncia.

“É inacreditável. Naquela época, a minha cliente pensava que aquela conduta devia ser normal. Afinal, ela é uma campeã olímpica. Quem sou eu para duvidar?”, explicou Stephan Wensing, advogado da jovem de 19 anos, citado pelo The Guardian. Na acusação, o advogado refere que Charlotte bateu no cavalo cerca de 24 vezes num minuto.

A atleta britânica diz que o vídeo foi gravado há quatro anos, mas garante estar “profundamente envergonhada” pelo que considera ter sido um “erro de julgamento" que “não tem qualquer desculpa”.

“O que aconteceu foi completamente fora do meu caráter e não reflete a forma como treino os meus cavalos e os meus alunos. Lamento sinceramente e estou devastada por ter desiludido toda a gente, incluindo a equipa, os fãs e os patrocinadores”.

A Grã-Bretenha vai substituir Charlotte Dujardin nos Jogos Olímpicos de Paris.