
Logo após o GP de França de MotoGP, o grande assunto de conversa foram os rumores que colocam em séria dúvida o futuro de Jorge Martín na Aprilia – apesar de ainda praticamente nem ter competido com a RS-GP.
A primeira metade do ano civil está a ser marcada por várias lesões para o espanhol, que só disputou o GP do Qatar. No entanto, segundo o site Motorsport.com, está a equacionar exercer a cláusula de desempenho que lhe permite sair da Aprilia no fim do ano caso não estivesse entre os primeiros lugares do campeonato após o GP de França.
Tendo em conta as lesões que o afastaram de todas as rondas até agora, exceto do GP do Qatar – no qual se lesionou novamente – podem existir dúvidas quanto à validade da referida cláusula. Mas também se especula em Espanha que Martín terá dado mais seis corridas à Aprilia – que não se tem mostrado capaz de lutar por pódios.
O site Crash.net contactou o construtor de Noale, que não quis comentar os recentes rumores. A saída do campeão de 2024 seria um rombo significativo no projeto da Aprilia, que está empenhada em lutar no topo do MotoGP e ficaria com poucas (ou nenhumas) alternativas à altura no mercado.
Quanto a Martín, especula-se que o piloto tem em mente uma eventual mudança para a Honda HRC Castrol – onde Luca Marini está em fim de contrato. Porém, os nipónicos não avançarão com propostas enquanto o piloto estiver vinculado.