
Portugal estreia-se no Europeu de sub-17 já na 2.ª feira frente à Albânia. Se no ano passado nomes como Rodrigo Mora, Quenda ou João Simões eram vistos como craques acima da média (como se confirmou ao longo desta época), nesta edição não está uma equipa das quinas tão famosa, mas a ambição é a mesma... porque não pode ser maior. Quem nos garante é Anísio Cabral, goleador de serviço da Seleção, com 5 golos nos 5 jogos de qualificação.
"Vamos para ganhar. Queremos ser campeões da Europa! Mas o nosso principal foco neste momento está na Albânia. Damos tanta importância a esse adversário como a França e Alemanha. Eles vão ter o apoio do público, mas nós temos uma união muito forte e bastante qualidade para conseguirmos sair com a primeira vitória."
Anísio, de 17 anos, leva 32 golos em 44 jogos esta temporada, mas é muito mais do que apenas isso. "Sou um jogador possante, gosto do contacto físico e de ir para cima no um para um. Acima de tudo, quero ganhar. Se não marcar nenhum golo e a Seleção for campeã... assino já", disse-nos, recordando os primeiros toques na bola: "Comecei a jogar no bairro com os meus amigos e irmãos. Eram mais velhos e às vezes eu levava algumas nas canelas..."
Os jogadores do Benfica (Anísio e mais 8) chegam motivados a este Euro após uma goleada por 7-0 ao Sporting, mas isso... quase não foi tema. "Houve brincadeira com os colegas do Sporting, mas sempre com respeito. O foco agora está na Seleção, mudámos o chip."