
21 anos depois, o FC Alverca está de regresso à I Liga. O emblema ribatejano derrotou o Portimonense (2-0) na noite desta sexta-feira e selou uma subida mais do que sofrida.
Com Luís Filipe Vieira, antigo presidente do clube (e do Benfica) a assistir a tudo na bancada, os pupilos de Vasco Botelho da Costa confirmaram a segunda volta praticamente perfeita e ganharam o direito a festejar.
Na última passagem pela 1ª divisão, o Alverca teve José Couceiro como treinador e no plantel pontificavam os nomes de Yannick Quesnel, Amoreirinha, Veríssimo, Pedro Martins, Tinaia, Poejo, Bruno Aguiar e Cajú, entre outros.
Com o Alverca sobe também o CD Tondela. Um golo do inevitável Miro aos 83 minutos, acabou com o sofrimento beirão em Leiria. Uma recompensa justa, se nos lembrarmos da regularidade beirã ao longo de toda a campanha.
Três anos depois, o distrito de Viseu volta a ter futebol de I Liga. O Tondela venceu por 0-2 e é o novo campeão nacional da II Liga.
O Tondela terá a oitava presença na I Liga, o Alverca avançará para a sexta participação.
Muito mais frustrado estará o FC Vizela. Num duelo escaldante no Caldeirão dos Barreiros, a equipa do madeirense Fábio Pereira recuperou de uma desvantagem e venceu por 1-2, com o dominicano Heinz Mörschel, mas foi atraiçoada pelos resultados no Ribatejo e no Lis.
O Vizela terá, assim, de disputar um playoff contra o 16º classificado da I Liga.