Johann Zarco conseguiu alcançar a sua segunda vitória no MotoGP, desde que chegou à categoria rainha em 2017. E, desta feita, foi em casa no GP de França.

Foi um resultado improvável, tendo em conta que a Ducati está a dominar por completo o campeonato, e possível graças às condições meteorológicas que criaram oportunidades raras.

Em conferência de imprensa, o francês da Castrol Honda LCR afirmou: ‘Para mim é simplesmente a vitória que é fantástica. Estou tão contente por ter uma segunda vitória no MotoGP, mas claramente tê-la aqui é mais especial’.

O triunfo e o ambiente vivido em Le Mans foram especialmente gratificantes para Zarco: ‘Estou contente pela vitória, mas quando fiz a minha volta de honra e vi toda esta multidão a torcer pelo meu nome desde quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira – depois até cantaram o hino francês várias vezes! Mas aí, quando pudemos cantá-lo adequadamente no topo do pódio, é simplesmente a forma perfeita de dizer, «bem, o meu fim de semana está feito»’.

Por outro lado, o #5 destacou o feito histórico de ser o primeiro francês a ganhar uma corrida da categoria rainha em França num espaço de 71 anos: ‘O que também me deixa muito contente é a linha história no livro do motociclismo de um piloto francês ganhar o GP de França. E isso é tão bom. Mais, é a Honda: o [Álex] Rins veio até mim e disse: «Roubaste-me a última vitória da Honda!». E eu disse, «é verdade!»’.