Aberto novamente o mercado de transferências, inicia-se uma altura do ano que dá muito que escrever. Após uma época desastrosa do FC Porto, é altura de pensarmos quem seriam os cinco reforços ideais para fazer parte do plantel que será orientado por Farioli, o novo treinador dos dragões.

Desta feita, trago para debate estes cinco nomes como forma de melhorar a equipa azul e branca e suprir algumas lacunas que foram evidentes ao longo da temporada.

Eis a lista:

1.

Alexsandro (Lille) – Esta é a opção mais ousada da lista de possíveis reforços para o FC Porto. Alexsandro que atua no Lille da França é um central que fez uma época fantástica ao serviço dos franceses e chegou à seleção brasileira, onde se impôs com duas titularidades nos primeiros dois jogos de Carlo Ancelotti.

É verdade que, de acordo com o Transfermarkt está avaliado em 20 milhões de euros, mas é seria um investimento que dava garantias. É um defesa com potencial para ser de topo mundial.

Tendo 1.91 de altura, o internacional brasileiro consegue ser rápido e ter uma capacidade exorbitante com a bola no pé, dando muitas garantias na saída de bola. Além disso, é um jogador que reage muito bem à pressão e, como sabemos, para jogar nos dragões é necessário ter essa característica.

Salientar que a defesa é, atualmente, o setor mais precário dos azuis e brancos.

2.

Gustavo Sá (Famalicão) – Quase certo nos dragões no mercado de inverno, Gustavo Sá volta a estar no “meu radar” para integrar o plantel do FC Porto. Apesar da mais recente contratação, Gabri Viega, acredito que o português faria a diferença.

Além de ser um jovem promissor, o atual jogador do Famalicão, acrescentaria técnica, agressividade e a capacidade de executar várias posições. Com a saída de Fábio Vieira, que voltou para o Arsenal, a sua contratação seria “ouro sobre azul”.

3.

Ricardo Velho (Farense)- Numa altura em que se fala de uma possível saída de Diogo Costa, Ricardo Velho pode ser uma opção bastante válida para o FC Porto. Bem sei que o guardião está lesionado, mas ao que tudo indica estará disponível nas próximas semanas.

Obviamente que o FC Porto tem Cláudio Ramos, que realizou um Mundial de Clubes muito bom, mas há que ter um plantel extenso em todas as posições e analisando o mercado atual neste setor, o guarda-redes do Farense é uma opção viável a todos os níveis, tanto financeiro como desportivo.

4.

Carlos Vinicius (Sem clube) – Quem se recorda de Carlos Vinícius que integrou a equipa de Marco Silva, o Fulham, na temporada passada e conta com passagens pelo Tottenham e Benfica. O avançado que também já representou o Rio Ave está sem contrato e seria uma opção muito viável para o plantel do FC Porto.

Tendo em conta que Samu não terminou a temporada no seu melhor, ter um jogador para o pressionar a fazer melhor, não seria mal pensado. O espanhol não se adaptou a Martin Anselmi e, na minha opinião, não se irá adaptar ao estilo de Farioli. Desta forma, Vinícius pode ser o suplente ideal.

É um avançado com força, alguma técnica e tem golo, algo que falta à equipa portista.

5.

Charlie Cresswell (Toulouse)- Formado no Leeds United, e atualmente no Toulouse, Cresswell foi um dos destaques no Euro Sub-21 que se realizou no passado mês de junho, no qual saiu vencedor pela Inglaterra e eleito para o onze da respetiva competição.

Tendo um valor de mercado a rondar os 7,5 milhões de euros, segundo o Transfermarkt, e a precisar de reforçar a defesa, o jovem de apenas 22 anos seria uma contratação de excelência para o FC Porto, tanto para ser um ativo que dê garantias como para uma futura venda.

Com características de liderança, apesar da tenra idade, e uma capacidade física de invejar, relembrando os defesas à moda antiga, o inglês iria, com certeza, sobressair no FC Porto e na Liga Portuguesa.

No entanto, vários clubes de Inglaterra estão interessados na sua contratação, mas, como sabemos, os dragões desenvolvem muito bem jogadores jovens e conseguem colocá-los, posteriormente, na órbita dos colossos europeus.